Situações emergentes da sala de aula na Educação Infantil: vivências matemáticas com crianças de cinco e seis anos
Resumo
Esta pesquisa foi realizada a partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural (Vigotski),
mais especificamente, da Teoria da Atividade (Leontiev) e Atividade Orientadora de Ensino (Moura).
Apoiou-se em autores que abordam em seus estudos a organização do ensino de Matemática e a
Educação Infantil, trazendo a Situação Emergente da Sala de Aula como mobilizador da aprendizagem.
Deste modo, o objetivo geral se concretiza em compreender como as Situações Emergentes da Sala
de Aula, na perspectiva da AOE, podem permitir vivências relacionadas com o conhecimento
matemático na Educação Infantil. Essa pesquisa foi organizada intencionalmente a partir das Situações
Emergentes da Sala de Aula, com crianças de Pré-B da Educação Infantil de uma escola da rede
pública da cidade de Santa Maria/RS. O desenvolvimento das ações ocorreu durante o Estágio
Supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Como procedimentos
metodológicos de produção dos dados, foram realizadas gravações de vídeos, registros fotográficos e
diário de campo da pesquisadora do desenvolvimento das ações. Os dados foram sintetizados a partir
de dois eixos de análise: observações de Situações Emergentes da Sala de Aula envolvendo
experiências matemáticas, planejamento e ações desenvolvidas a partir das Situações Emergentes da
Sala de Aula. Como resultado da pesquisa, compreende-se a possibilidade de que, a partir das
Situações que Emergem da Sala de Aula, é possível organizar o ensino de modo a que as crianças se
aproximem de conceitos matemáticos.
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