Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza
dc.creatorSilva, Veronice Tavares Ferraz da
dc.date.accessioned2022-11-30T14:10:44Z
dc.date.available2022-11-30T14:10:44Z
dc.date.issued2018-12-19
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27172
dc.description.abstractThis work has as main subject the use of spaces, as teaching methodology. This is an analysis of the internship report, in which I was the teacher of practice. This research was developed in a school of the municipal network, in the city of Santa Maria, with children between 4 and 5 years old, in a pre-school class. The objective was to understand the possibilities and limitations for the use of spaces as a means of learning playing, in an exploratory, qualitative and bibliographical nature. In view of the data, a bibliographic research was carried out in papers and books, seeking the theoretical foundation, knowledge and understanding of these questions. Through the spaces, the child can learn and develop, experience and interact with his colleagues and with his teacher through the play. The results were analyzed in fifteen classes and presented in the form of description and discussion about the data collected. Concluding that in relation to the interaction and exploitation of the spaces by the children, these have a better effectiveness when the children are in larger groups, because they like to play, interact and socialize in groups, having preference in playing together than Individually.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEspaçospor
dc.subjectBrincarpor
dc.titleA utilização de espaços como metodologia de ensino: potencializando a aprendizagem e o brincarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEsse trabalho tem como assunto principal a utilização de espaços, como metodologia de ensino, trata-se de uma análise de relatório de estágio, no qual eu era a própria professora da prática. Essa pesquisa se desenvolveu em uma escola da rede municipal, no município de Santa Maria, com crianças de 4 a 5 anos de idade, em uma turma de pré-escola, com o objetivo de compreender as possibilidades e limitações para o uso de espaços como meio de aprender brincando, em caráter exploratório, qualitativo e bibliográfico. Diante dos dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos e livros, buscando a fundamentação teórica, conhecimento e entendimento dessas questões. Através dos espaços, com a brincadeira, a criança tem a oportunidade de aprender e se desenvolver, experimentar e interagir com seus colegas e com seu professor. Os resultados foram analisados através de quinze aulas, e apresentados em forma de descrição e discussão sobre os dados levantados. Concluindo que em relação à interação e exploração dos espaços pelas crianças, os espaços tem uma efetividade melhor quando as crianças estão em grupos maiores, pois elas gostam de brincar, interagir e socializar com os espaços agrupados, tendo preferência em brincar juntas do que individualmente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto