A utilização de espaços como metodologia de ensino: potencializando a aprendizagem e o brincar
Abstract
Esse trabalho tem como assunto principal a utilização de espaços, como
metodologia de ensino, trata-se de uma análise de relatório de estágio, no qual eu
era a própria professora da prática. Essa pesquisa se desenvolveu em uma
escola da rede municipal, no município de Santa Maria, com crianças de 4 a 5
anos de idade, em uma turma de pré-escola, com o objetivo de compreender as
possibilidades e limitações para o uso de espaços como meio de aprender
brincando, em caráter exploratório, qualitativo e bibliográfico. Diante dos dados,
foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos e livros, buscando a
fundamentação teórica, conhecimento e entendimento dessas questões. Através
dos espaços, com a brincadeira, a criança tem a oportunidade de aprender e se
desenvolver, experimentar e interagir com seus colegas e com seu professor. Os
resultados foram analisados através de quinze aulas, e apresentados em forma
de descrição e discussão sobre os dados levantados. Concluindo que em relação
à interação e exploração dos espaços pelas crianças, os espaços tem uma
efetividade melhor quando as crianças estão em grupos maiores, pois elas
gostam de brincar, interagir e socializar com os espaços agrupados, tendo
preferência em brincar juntas do que individualmente.
Collections
The following license files are associated with this item: