Políticas e práticas da Educação Escolar Indígena: possibilidades e desafios para efetivação da educação diferenciada
Resumo
Este trabalho trata da Educação Escolar Indígena e busca estabelecer uma dialética
entre o modelo educacional, destinado aos indígenas, estabelecido na legislação
brasileira, e a forma como a educação escolar indígena vem se efetivando em escolas
indígenas de educação básica. Mais especificamente, busca-se estabelecer que
contradições podem ser evidenciadas entre a realidade vivenciada por esses povos
no que tange à temática e as várias violações do direito à educação diferenciada e de
qualidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em duas escolas indígenas,
localizados em diferentes municípios do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de
informações foi realizada mediante entrevistas com equipe diretiva e professores. A
partir dos resultados, podemos afirmar que a luta dos povos indígenas em busca de
uma educação digna, que condiga com suas especificidades, até o momento, não tem
se mostrado efetiva. O que acaba dificultando a caminhada rumo a uma educação de
qualidade, com respeito a todas as especificidades de cada povo, são as barreiras
criadas pelo próprio Estado. Isso se percebe na ausência de formação específica para
todos os professores que atuam na educação escolar indígena, para que estejam
aptos a trabalhar de forma diferenciada com esse público, bem como nas questões
de recursos humanos, materiais e na infraestrutura das escolas
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