Serviços compartilhados e lógicas institucionais: estudo de caso do processo de pagamento de pessoal do Exército Brasileiro na guarnição de Santa Maria
Fecha
2022-11-21Primeiro membro da banca
Pigatto , Jose Alexandre Magrini
Segundo membro da banca
Cartaxo , Mac Amaral
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho teve a finalidade de ponderar como a dinâmica das lógicas institucionais, com foco em
aspectos relacionados à burocracia e à hierarquia, é afetada pela centralização do processo de
pagamento dos militares da ativa do Exército Brasileiro, integrantes das Organizações Militares
localizadas na guarnição da cidade de Santa Maria – RS, em um centro de serviços compartilhados
estruturado na Organização Militar denominada Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria.
Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa do problema,
apoiando-se em procedimentos baseados em um estudo de caso. A unidade-caso é o processo de
pagamento dos militares da ativa da guarnição de Santa Maria, que envolve 21 Organizações
Militares que são vinculadas, para fins de pagamento de pessoal, à Base Administrativa da Guarnição
de Santa Maria. O recorte temporal do estudo foi delimitado ao período de 2015 a 2022, perpassando
um intervalo de 8 anos com informações consideradas relevantes na unidade-caso. Foram utilizadas
fontes de dados baseados em documentos e entrevistas, cuja análise de conteúdo foi efetuada com
apoio do software IRAMUTEQ. A partir de um levantamento do arcabouço teórico acerca dos serviços
compartilhados e da teoria institucional, com foco nas lógicas institucionais, os objetivos da pesquisa
foram orientados para descrever aspectos relevantes da centralização do processo, compreender a
presença de lógicas institucionais relacionadas à burocracia e à hierarquia, identificar possíveis
mudanças na dinâmica das lógicas institucionais e elaborar um produto a partir da pesquisa, a ser
disponibilizado ao Exército Brasileiro. Os resultados apontam, quanto aos aspectos relevantes da
centralização do processo, que a padronização representa um ponto de inflexão para o sucesso da
adoção do compartilhamento de serviços, não obstante a observação da influência de uma lógica
relacionada à hierarquia e à disciplina na percepção dos respondentes, que o aspecto gerencial não
evidencia uma relação de relevância entre os reflexos das atividades ligadas ao processo de
pagamento dos militares da ativa, enquanto processo de suporte, e as atividades finalísticas,
realizadas por cada uma das Unidades apoiadas, que as questões de poder, se tratam de um ponto
sensível, fortemente impactado pela lógica institucional dominante, e que existe uma percepção
positiva de controle que a Base oferece em apoio às Unidades apoiadas, quanto à prestação de
contas, os resultados indicam que há observância da segregação de funções no âmbito do processo,
e que esta é percebida de maneira positiva e que, no aspecto cultural, não obstante haver uma
convergência para o entendimento positivo do compartilhamento de serviços, existem pontos de
resistência à sua adoção, em menor grau. Quanto à compreensão da presença de lógicas
institucionais relacionadas à burocracia e à hierarquia na unidade-caso, os resultados indicam a
predominância dos vieses legalista e burocrático. Por fim, no que tange as possíveis mudanças na
dinâmica das lógicas institucionais, os resultados apontam que as mudanças advindas do processo
centralizado de pagamento, por meio do compartilhamento de serviços, embora tenham sido
destacadas como positivas de forma geral, não acarretaram mudanças significativas na lógica
burocrática e legalista identificada como dominante na unidade-caso.
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