Mal-estar docente no ensino das artes plásticas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
Fecha
2002-10-22Primeiro membro da banca
Jesus, Saul Neves de
Segundo membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores e se integra no
núcleo temático Educação e Arte. Consiste em uma reflexão acerca de um fenômeno
atual em diversos países, o Mal-estar Docente, que atinge os trabalhadores de diversos
segmentos sociais, em especial os profissionais da Educação. O espaço escolar nos
mostra todos os conflitos da sociedade atual e que, em algumas sociedades anteriores,
não existiam. Os conflitos mais pontuais são: a inversão dos valores, as trocas dos
papéis masculino e feminino na família, o ritmo acelerado do mundo – como gerador de
idéias e conceitos – e a crise de autoridade. Este estudo tem como objetivo a detecção
de possíveis situações de Mal-estar Docente no Ensino das Artes Plásticas nas Séries
Iniciais. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida numa abordagem quanti-qualitativa em
uma escola de educação básica de Ibirubá – RS. O presente estudo é realizado com
quatro professoras do Ensino Fundamental Séries Iniciais, envolvendo a pesquisadora, a
direção da escola e a coordenação pedagógica. Constata-se, com base nos dados
obtidos, a forte tendência do grupo ao mal-estar resultante do aumento das
responsabilidades e exigências sobre a ação docente em arte, aliada às rápidas mudanças
sociais, culturais e tecnológicas, bem como a falta de suporte social e afetivo. Essa
situação vai refletir-se na auto-imagem do profissional, forçando-o a uma mudança. Os
docentes que não conseguem se arriscar por caminhos diferentes, se encontram
petrificados pelo medo de se arriscarem, de tomarem decisões e de viverem novas
experiências, e somente o farão se auxiliados pelos laços afetivos de seu grupo
profissional. Supõe-se, assim, que uma maneira para diminuir e/ou reverter o Mal-estar
Docente em Bem-estar Docente seja um trabalho efetivo de formação continuada que,
fortalecendo os laços afetivos, pessoais e profissionais, capacite essas professoras por
meio de teoria e prática, fundamento na apropriação da linguagem e das práticas
artísticas e pedagógicas, bem como da necessidade de compreender os saberes da
docência e de sua profissionalização.
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