Subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade
Fecha
2002-06-03Primeiro membro da banca
Maciel, Adriana Moreira da Rocha
Segundo membro da banca
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo apresenta subsídios teóricos para a formação de professores por meio
de redes colaborativas virtuais na universidade, permitindo visualizar uma prática
diferenciada para a formação de professores. A procura por esses elementos, através de
uma pesquisa bibliográfica, contemplou três eixos de análise: formação de professores,
sociedade do conhecimento e prática diferenciada para a formação de professores -
mediação pedagógica e redes colaborativas virtuais na universidade, os quais promovem
uma proposta que propicia uma formação continuada, atendendo às exigências da
sociedade do conhecimento. Desse modo, foi possível verificar as influências das Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação mudando a vida dos indivíduos, desafiando as
práticas de ensinar e aprender e, por conseqüência, ver surgir novos ambientes de
construção individual e coletiva de conhecimento, que constituem espaços propícios à
formação continuada e reflexiva de professores. A mediação pedagógica tendo como via
as redes colaborativas virtuais na universidade, possibilita a interação e a colaboração,
fazendo surgir novos ambientes de aprendizagem a distância. Ao desenhar as redes
colaborativas para a formação de professores na universidade, pretende-se a formação de
um professor reflexivo, entendendo-o como um intelectual em processo contínuo de
formação, em que são atores deste processo: os professores em formação inicial,
professores formadores, professores que já exercem a profissão e demais profissionais
e/ou indivíduos interessados, que, ao participarem dessa comunidade virtual, atuam como
professores-participantes ou como professores-mediadores. Todos os participantes são coautores à medida que são estimulados a problematizar e propor temas a uma construção
contínua da rede. A mediação pedagógica é uma forma de aprendizagem que flui entre os
professores-mediadores e participantes, fazendo com que os papéis se alterem, ambos
aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Logo, eles não mudam a especificidade do
papel mediador, mas são também mediados no processo, porque o contexto é
desenvolvente. A sistematização dos subsídios teóricos levou a aspectos pontuais que
permitiram projetar uma rede colaborativa virtual construtivista, contexto em que o
desenvolvimento sócio-cognitivo e a construção partilhada e coletiva de conhecimento
são facilitados pela dialógica estabelecida entre o fazer pedagógico (teoria-prática) e as
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, que são formas de mediação
instrumental. Nesse modelo de rede colaborativa virtual na universidade para a formação
de professores, professores-mediadores e professores-participantes têm a possibilidade de
vivenciar processos de construção do conhecimento, incrementados pelo uso de
tecnologias que favorecem a formação de comunidades virtuais.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: