Concepções de gênero na literatura infantil: um estudo do acervo em uma turma de pré- escola
Resumen
Este trabalho tem por objetivo estudar as concepções de gênero na literatura infantil
a partir do acervo disponibilizado às crianças em uma turma de pré-escola. Entende se a literatura como um importante artefato cultural que pode interferir na construção
das identidades de gênero. A partir desse trabalho propõe-se ainda refletir sobre o
papel da literatura infantil na construção das identidades das crianças; catalogar os
livros de literatura infantil disponíveis para no contexto pesquisado. A metodologia
segue a perspectiva qualitativa, que considera mais o processo do que o produto.
Autoras como Carrie Paechter (2009), Guacira Louro (1997), Maria Isabel E. Bujes
(2001), Eliza Argullo ( 2005) Daniela Finco(2004) , Jorge Larrosa (2006), entre
outros, se constituem no corpo teórico para desenvolver a reflexão. O estudo
possibilitou compreender algumas questões de gênero que podem interferir na
construção das identidades das identidades das crianças bem como valores e
preconceitos que muitas vezes não estão explícitos, mas direcionam
comportamentos de caráter moral e influenciam nos modos de comportamento,
controle de sentimentos, compreensão de si e dos outros.
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