Adaptações curriculares de pequeno porte na educação de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas municipais de ensino fundamental do municipio de Capão da Canoa, RS
Resumen
O presente artigo se insere em uma perspectiva de pesquisa no campo da
Educação Inclusiva, e teve como objetivo pesquisar o processo de inclusão
educacional no ensino fundamental na rede municipal no município de Capão da
Canoa, RS. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, a
partir de questionários direcionados a diretores de onze escolas municipais de
ensino fundamental e aos educadores que atuam em escolas cujos projetos
político-pedagógicos sejam favoráveis à proposta da educação inclusiva e atendam
alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados relativos às
adaptações curriculares, acessibilidade, recursos materiais e pedagógicos para as
necessidades educacionais especiais dos alunos, foram analisados considerando
as categorias presentes nas Adaptações Curriculares, BRASIL (2000).
Reconhecer a implementação das Adaptações Curriculares de Pequeno
Porte na educação de alunos com necessidades educacionais especiais permeia
uma prática pedagógica planejada no processo da educação inclusiva.
Compreender o desenvolvimento de práticas educativas em Educação Especial
efetiva a aplicação de metodologias e práticas pedagógicas adaptadas para alunos
com necessidades educacionais especiais, que promovam uma aprendizagem
significativa no processo de construção do conhecimento, possibilitando o
desenvolvimento de sujeitos com a capacidade de pensar de forma independente,
através da utilização das mesmas.