O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Abstract
A escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças,
incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo
de construção da aprendizagem de uma criança com autismo é um grande desafio para os
educadores. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar como ocorre o
processo de construção da aprendizagem de um aluno com autismo incluído nos anos iniciais
do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de Santa Maria/RS. O caminho
metodológico escolhido para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso, pois ele permite
retratar o contexto real dos acontecimentos e das dificuldades no ambiente escolar. Como
instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante e o questionário.
Dessa forma, optei por observações nas quais participei ativamente do cotidiano da sala de
aula e para encerrar foi entregue um questionário para a coordenadora, para a professora e
para a educadora especial. É possível concluir que muitas mudanças precisam ser realizadas,
mas acredito que a escola está caminhando para um progresso significativo. A aprendizagem
vem se destacando no sentido de que as educadoras estão fazendo sua parte, desenvolvendo
competências no sujeito, que auxiliam na sua construção social, afetiva e intelectual.
Collections
The following license files are associated with this item: