Valorização profissional e feminização dos professores: um estudo a partir do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria/RS, entre 1901 e 1970
Resumo
Esta pesquisa tem como foco analisar como se constitui a valorização profissional dos
professores no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - IEEOB,
de Santa Maria/RS, entre 1947 e 1970. Para entender é necessário voltar ao século
dezenove, e descobrir como surge o Curso Normal no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Para a realização da pesquisa foi escolhido o IEEOB por ser o primeiro Instituto de
Educação criado no interior do Estado, que mantém um rico acervo histórico com
inúmeros dados, ao qual a pesquisadora teve acesso, como Bolsista de Iniciação
Científica em projeto sobre o Curso Normal, com o Grupo de Estudos e pesquisas
Kairós, que se destina a estudar Trabalho, Políticas Públicas e Educação. É
importante entender a historicidade do Curso Normal, para então compreender a
valorização dos professores que diz muito sobre os profissionais da educação e sobre
os momentos, políticos e sociais, que influenciam e influenciaram na educação. Para
o referencial teórico estudou-se obras de Saviani (2010), Hypólito (1997, 1999) e
Ferreira (2008, 2010), além de outros. Como técnicas de produção de dados realizou se análise documental entendida como o estudo dos documentos em seus contextos
de produção comparando-os entre si, sendo eles sistematizados com o intuito de
estudar o processo de valorização que, se entende, compreende o salário e o
tratamento dado aos professores, entendidos como trabalhadores da educação.
Nesse processo, acredita-se que falta consciência de classe dos professores e falta
fazer ecoarem suas vozes em busca de melhorias na profissão e, consequentemente
em seu trabalho pedagógico.
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