Práticas pedagógicas no processo de inclusão
Resumen
Este artigo monográfico apresenta o processo de transformação da Educação
Especial em diferentes momentos da história. Para a realização do estudo, optou-se
por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos que discorrem sobre a
temática. A Educação Especial foi sendo gradativamente inserida na sociedade para
chegar nessa visão de hoje, de uma Educação Inclusiva. No Brasil, através da
legislação vigente, fica claro que adotou-se uma política de inclusão educacional,
desde a Constituição Federal de 1998, ficando estabelecido o atendimento
educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede
regular de ensino (art.208, inciso II). Os profissionais de Educação Especial
constituem uma casta de especialistas com diferentes níveis de competências
segundo o parecer nº. 17/2001 da Câmara de Educação Básica do Conselho
Nacional de Educação. Estes profissionais irão apoiar o professor de classe comum,
nos processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Embora haja
resistências, assim como barreiras a serem removidas para garantir o sucesso da
Educação Inclusiva, por familiares, profissionais da educação e alunos, acredita-se
na importância de desenvolver com todos os envolvidos na educação, o desejo de
conhecer, sistematicamente, mais e melhor sobre a inclusão, pois a mudança é um
processo lento e sofrido e precisa acontecer nessa sociedade tão desigual.