Adaptação estratégica organizacional: um estudo de caso em uma empresa do setor calçadista do Vale dos Sinos - RS
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Data
2003-12-17Primeiro membro da banca
Schmidt, Alberto Souza
Segundo membro da banca
Rocha, Rudimar Antunes da
Metadata
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O presente estudo descreve e analisa o processo de adaptação estratégica
organizacional de uma empresa do setor calçadista do Vale dos Sinos-RS, no
período compreendido entre 1990-2002. De maneira geral, interpreta esse
processo de adaptação estratégica, evidenciando quais foram as mudanças
estratégicas ocorridas no referido período, como se desenvolveram e que
fatores dos contextos interno e externo ocasionaram essas mudanças.
A metodologia utilizada, para seu desenvolvimento, foi o estudo de caso
simples, com a utilização da abordagem qualitativa. Utilizou-se, também,
a análise longitudinal e histórica combinando os procedimentos da
abordagem da direct research (Mintzberg e McHugh, 1985) com os da
abordagem da grouded-theory (Glaser e Strauss, 1967).
A análise da organização foi feita a partir da divisão do período em três períodos
estratégicos a partir dos principais eventos críticos ocorridos na empresa. Para
cada um desses períodos estratégicos, foi feita uma análise teórica sem partir
de modelos teóricos definidos a priori, mas com o suporte de abordagens que
auxiliaram na interpretação e compreensão das mudanças estratégicas, tal
análise possibilitou a compreensão dos eventos e de seus significados,
atribuídos pelos atores, a partir da utilização de abordagens teóricas existentes
e da percepção e identificação dos fatos ocorridos na organização estudada.
Após a definição dos períodos estratégicos, fez-se uma análise dos
principais stakeholders do processo de adaptação estratégica da empresa. O
resultado a que se chegou foi que, apesar de haver outros stakeholders, o
governo federal e as companhias de exportação (clientes) são os que
exercem maior influência nesse processo.
Finalmente, concluiu-se que a interpretação da coalizão dominante sobre as
condições dos ambientes interno e externo da empresa, constituídos,
principalmente, pela ação dos stakeholders, originou um conjunto de estratégias
que promoveram as mudanças estratégicas na organização, configurando o
seu processo de adaptação estratégica organizacional.
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