Formação continuada e a prática educativa inclusiva
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Data
2010-12-13Autor
Morais, Ércia Salete Soares
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Este artigo monográfico parte do pressuposto de que a Educação é uma das molas
mestras através das quais se constitui e se mantém a sociedade, então precisa-se
reconhecer que é necessário uma formação de professores que atenda às
necessidades e os desafios impostos pelo paradigma da educação para todos. O
trabalho tem como objetivo principal destacar a importância da formação continuada
na prática educativa inclusiva. Para tanto, buscou-se subsídios através de uma
revisão bibliográfica, na qual se analisa a Legislação Federal pertinente à Educação
Especial, bem como alguns textos sobre formação continuada de professores frente
às diferentes deficiências a serem atendidas na inclusão, assim como o seu papel de
educador na inclusão social, entendendo a importância do processo permanente de
constituição dos professores como sujeitos e como coletivo de profissionais no
enfrentamento das dificuldades de uma prática inclusiva. A transformação da prática
do professor não é, portanto uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas
com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem. Assim ela deve ser encarada
como um compromisso inadiável dos professores, que terão como consequência a
inclusão. Acredita-se que no movimento atual no qual a educação se encontra, é
importante que se debata sobre a inclusão escolar dos estudantes deficientes, pois
se corre o risco de, por omissão, acabar desenvolvendo um processo pseudoinclusivo,
no qual o que importa é apenas os indicadores quantitativos que atendem
interesses dos órgãos financiadores da educação brasileira.