Problematizações sobre o aluno da escola inclusiva e o olhar clínico que inventa a criança anormal
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Data
2022-02-11Autor
Domingues, Bruna Alessandra Tomás
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O presente artigo monográfico tem como objetivo problematizar como o aluno da
escola foi sendo produzido socialmente, através do olhar clínico que inventou a criança
anormal. Traçado por questionamentos que foram sendo construídos a partir de uma
experiência como estagiária no curso de História e que me motivaram a buscar a
formação como professora de Educação Especial, recorro a autores que utilizam, em
suas análises, uma perspectiva teórica de cunho filosófico pós estruturalista, que se
inspiram na análise do sujeito foucaultiano. No primeiro momento, foi priorizada a
argumentação referente à construção do saber médico, como a partir do nascimento da
psiquiatria a medicina tornou-se capaz de agir na subjetivação humana e como os
discursos médicos irão adentrar na escola, aliando-se aos saberes pedagógicos,
produzindo práticas de normalização. Por fim, procurei refletir como esses discursos de
normalização refletem no modo como nos relacionamos com os alunos público alvo da
educação inclusiva, analisando como ainda se faz possível encontrarmos ideias que
reforçam uma perspectiva de incapacidade. Pretendeu-se problematizar a produção
desses saberes a fim de retirá-los da sua condição de naturalidade, almejando, assim,
uma ruptura epistemológica, que seja capaz de respeitar e aprender com a diferença.
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