Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorDomingues, Bruna Alessandra Tomás
dc.date.accessioned2022-12-07T17:08:16Z
dc.date.available2022-12-07T17:08:16Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.date.submitted2022-02-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27284
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Cursopor
dc.description.abstractEste artículo monográfico tiene como objetivo problematizar cómo se producía socialmente el alumno de la escuela inclusiva, a través de la mirada clínica que inventó al niño anormal. Trazado por interrogantes que fueron construidos a partir de una experiencia como pasante en la carrera de Historia y que me motivaron a buscar la formación como docente de Educación Especial, recurro a autores que utilizan en sus análisis, una perspectiva teórica de corte filosófico posestructuralista, que se inspiran en el análisis del sujeto foucaultiano. En un primer momento, se priorizó la argumentación referente a la construcción del saber médico, cómo desde el nacimiento de la psiquiatría la medicina se hizo capaz de actuar en la subjetivación humana y cómo los discursos médicos entrarán en la escuela, aliándose con saberes pedagógicos, produciendo prácticas de normalización. Finalmente, traté de reflexionar sobre cómo estos discursos de normalización reflexionan sobre la forma en que nos relacionamos con los estudiantes que son el público objetivo de la educación inclusiva, analizando cómo aún es posible encontrar ideas que refuercen una perspectiva de incapacidad. Se pretendía problematizar la producción de estos saberes para sacarlos de su condición de naturalidad, apuntando así a una ruptura epistemológica, que sea capaz de respetar y aprender de la diferenciaspa
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNormalizaçãopor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectEscolapor
dc.titleProblematizações sobre o aluno da escola inclusiva e o olhar clínico que inventa a criança anormalpor
dc.title.alternativeProblemas del estudiante de la escuela inclusiva y la mirada clínica que inventa el niño anormalspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEducação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente artigo monográfico tem como objetivo problematizar como o aluno da escola foi sendo produzido socialmente, através do olhar clínico que inventou a criança anormal. Traçado por questionamentos que foram sendo construídos a partir de uma experiência como estagiária no curso de História e que me motivaram a buscar a formação como professora de Educação Especial, recorro a autores que utilizam, em suas análises, uma perspectiva teórica de cunho filosófico pós estruturalista, que se inspiram na análise do sujeito foucaultiano. No primeiro momento, foi priorizada a argumentação referente à construção do saber médico, como a partir do nascimento da psiquiatria a medicina tornou-se capaz de agir na subjetivação humana e como os discursos médicos irão adentrar na escola, aliando-se aos saberes pedagógicos, produzindo práticas de normalização. Por fim, procurei refletir como esses discursos de normalização refletem no modo como nos relacionamos com os alunos público alvo da educação inclusiva, analisando como ainda se faz possível encontrarmos ideias que reforçam uma perspectiva de incapacidade. Pretendeu-se problematizar a produção desses saberes a fim de retirá-los da sua condição de naturalidade, almejando, assim, uma ruptura epistemológica, que seja capaz de respeitar e aprender com a diferença.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto