Processos de identificação de professores de inglês em tempos de pandemia
View/ Open
Date
2022-07-04Primeiro membro da banca
Pinton, Francieli Matzenbacher
Segundo membro da banca
Marcuzzo, Patrícia
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa compõe os estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E.) e está vinculada ao projeto guarda-chuva Línguas na Escola: formação colaborativa de professores de português e inglês para o ensino dos multiletramentos no contexto escolar, o qual objetiva realizar um processo continuado de reflexão, propiciando que os participantes desenvolvam uma metaconsciência sobre a maneira que ensinam e aprendem a ensinar linguagem (TICKS; PINTON, 2020). Ademais, o Línguas na Escola visa o desenvolvimento de estudos que construam processos colaborativos entre universidade e escola. Entendemos a pertinência de direcionar o nosso olhar para a escola no contexto da pandemia, visto que o seu impacto na educação fez com que as práticas educativas precisassem ser subitamente modificadas por conta dos cuidados de prevenção ao vírus. Considerando esse cenário, questionamos em que medida as adaptações e os desafios advindos das novas práticas do ensino remoto influenciam os processos identitários de professores de língua. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos de identificação de professores da rede pública de Santa Maria constituídos por suas práticas de ensino de língua inglesa, construídos no/pelo discurso, durante a pandemia de COVID-19. Tendo como embasamento metodológico a pesquisa qualitativa e, mais especificamente, a etnografia, realizamos entrevistas semi-estruturadas com três professores de inglês da rede pública de Santa Maria – RS, em junho e julho de 2020, as quais foram posteriormente transcritas. Na sequência, durante o período de agosto de 2020 a janeiro de 2021, os professores produziram diários reflexivos a fim de acompanharmos suas práticas e configurações identitárias ao longo de um período de tempo no ensino remoto. Como embasamento para o estudo das identidades docentes, entendemos a identidade como heterogênea, flexível e inacabada, de maneira que identidades contraditórias podem coexistir em um mesmo indivíduo o qual estará sempre as construindo por meio de sua ação em sociedade e por meio do discurso em interações sociais (BAUMAN, 2005; HALL, 2006; MOITA LOPES, 2006; SILVA, 2000). Para identificarmos como as práticas docentes constituem os processos de identificação dos participantes, materializados em seus discursos, lançamos mão das contribuições da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003, 2015), mais especificamente dos conceitos de Modalidade e Avaliação, elaborados com base em Halliday (1994). Para a análise das entrevistas, também utilizamos como subsídio teórico as discussões de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), acerca das quatro abordagens – Didática, Autêntica, Funcional e Crítica – que permeiam as práticas de ensino escolares ao longo das últimas décadas. Na análise dos diários reflexivos, identificamos quatro categorias semânticas norteadoras, que emergiram dos dados: mudança de foco, prática pedagógica, dificuldades na pandemia e autoimagem. Além disso, durante o processo de análise dos diários, utilizamos igualmente como subsídio o conceito de metáforas (LAKOFF; JOHNSON, 1980; TELLES; OSÓRIO, 1999) para identificar possíveis imagens construídas nos discursos dos professores. Os resultados revelam o interesse comum dos participantes de procurar atender as necessidades mais imediatas dos alunos, abandonando o currículo formal. Ainda, a preocupação em desenvolver práticas autônomas que, como resultado, garantissem retorno das atividades por parte dos alunos e, por fim, um processo de reconfiguração pedagógica dos participantes que envolveu o desenvolvimento de atividades colaborativas, interdisciplinares e digitais.
Collections
The following license files are associated with this item: