A gestão democrática do ensino: um olhar sobre Soledade/RS
Abstract
O panorama educativo atual necessita de uma relação mais aberta, que envolva verdadeiramente teoria e prática e que priorize o comprometimento de todos os envolvidos do processo interativo, de modo a garantir as condições de uma construção coletiva do conhecimento voltada ao contexto social em que se insere. Essa relação se constitui de forma mais clara quando se compreende a função da práxis comunicativa na educação e a questão da gestão escolar democrática e participativa. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o trabalho de Gestão Escolar Democrática em articulação com o segmento escolar discente nos aspectos pedagógico, administrativo de financeiro em três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Especificamente, procurou-se compreender o conceito e evolução histórica da Gestão Democrática; analisar, por amostra, o trabalho desenvolvido por alguns gestores; e conhecer a participação dos alunos no processo democrático da gestão nas escolas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho possui uma aborgagem quanti-qualitativa e foi construída a partir de uma pesquisa de campo com 36 alunos do ensino médio de três escolas públicas do município de Soledade/RS. Inferiu-se com o desenvolvimento deste trabalho que a efetivação da gestão democrática do ensino depende do desempenho dos sujeitos envolvidos e deve ser coerente com a proposta da escola através do estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: