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dc.contributor.advisorOliveira, Biviane Moro de
dc.creatorPimenta, Simone Nogueira Correia
dc.date.accessioned2022-12-30T12:32:09Z
dc.date.available2022-12-30T12:32:09Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27430
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInterações lúdicaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleEducação infantil - espaço de interações lúdicas e inclusãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Governador Valadares, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoAbordar a Educação Inclusiva na Educação Infantil pressupõe uma reflexão acerca da compreensão das diferenças individuais na diversidade humana. Podemos dizer que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro, sendo a Educação Infantil um espaço propiciador da interação e socialização da criança seja por meio da ludicidade ou companheirismo mútuos. Esta é uma pesquisa realizada por meio de estudos bibliográficos que descrevem o espaço da Educação Infantil numa perspectiva inclusiva, abordando diferentes concepções e suas inovações nesta nova perspectiva. O presente trabalho possui como objetivo descrever a importância das interações lúdicas e de todas as outras interações decorrentes na educação infantil, como forma de favorecer a inclusão educacional e se propõe ao seguinte questionamento: Como a Educação Infantil pode se constituir num espaço de inclusão e interação das crianças? Nesta perspectiva, este trabalho aborda, ainda, o importante papel do educar e do cuidar no desenvolvimento da criança, desde a mais tenra idade, levando em consideração a participação e interação dela com o meio, entendendo o espaço da Educação Infantil como propício a um processo lúdico para esta socialização e interação como efetivamente importante na inclusão educacional. Traz-se como considerações finais, a grande importância da socialização e interação na vivência de toda criança, considerandose que essa precisa ter espaço precioso na Educação Infantil. A escola é sem duvidas um espaço de inclusão de encontro com o outro de trocas de construções permeadas pelas diferenças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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