dc.contributor.advisor | Oliveira, Biviane Moro de | |
dc.creator | Pimenta, Simone Nogueira Correia | |
dc.date.accessioned | 2022-12-30T12:32:09Z | |
dc.date.available | 2022-12-30T12:32:09Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27430 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Interações lúdicas | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Educação infantil - espaço de interações lúdicas e inclusão | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Governador Valadares, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Abordar a Educação Inclusiva na Educação Infantil pressupõe uma reflexão
acerca da compreensão das diferenças individuais na diversidade humana.
Podemos dizer que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo
outro, sendo a Educação Infantil um espaço propiciador da interação e socialização
da criança seja por meio da ludicidade ou companheirismo mútuos. Esta é uma
pesquisa realizada por meio de estudos bibliográficos que descrevem o espaço da
Educação Infantil numa perspectiva inclusiva, abordando diferentes concepções e
suas inovações nesta nova perspectiva. O presente trabalho possui como objetivo
descrever a importância das interações lúdicas e de todas as outras interações
decorrentes na educação infantil, como forma de favorecer a inclusão educacional e
se propõe ao seguinte questionamento: Como a Educação Infantil pode se constituir
num espaço de inclusão e interação das crianças? Nesta perspectiva, este trabalho
aborda, ainda, o importante papel do educar e do cuidar no desenvolvimento da
criança, desde a mais tenra idade, levando em consideração a participação e
interação dela com o meio, entendendo o espaço da Educação Infantil como
propício a um processo lúdico para esta socialização e interação como efetivamente
importante na inclusão educacional. Traz-se como considerações finais, a grande
importância da socialização e interação na vivência de toda criança, considerandose
que essa precisa ter espaço precioso na Educação Infantil. A escola é sem
duvidas um espaço de inclusão de encontro com o outro de trocas de construções
permeadas pelas diferenças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |