Educação infantil - espaço de interações lúdicas e inclusão
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Data
2010-12-20Autor
Pimenta, Simone Nogueira Correia
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Abordar a Educação Inclusiva na Educação Infantil pressupõe uma reflexão
acerca da compreensão das diferenças individuais na diversidade humana.
Podemos dizer que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo
outro, sendo a Educação Infantil um espaço propiciador da interação e socialização
da criança seja por meio da ludicidade ou companheirismo mútuos. Esta é uma
pesquisa realizada por meio de estudos bibliográficos que descrevem o espaço da
Educação Infantil numa perspectiva inclusiva, abordando diferentes concepções e
suas inovações nesta nova perspectiva. O presente trabalho possui como objetivo
descrever a importância das interações lúdicas e de todas as outras interações
decorrentes na educação infantil, como forma de favorecer a inclusão educacional e
se propõe ao seguinte questionamento: Como a Educação Infantil pode se constituir
num espaço de inclusão e interação das crianças? Nesta perspectiva, este trabalho
aborda, ainda, o importante papel do educar e do cuidar no desenvolvimento da
criança, desde a mais tenra idade, levando em consideração a participação e
interação dela com o meio, entendendo o espaço da Educação Infantil como
propício a um processo lúdico para esta socialização e interação como efetivamente
importante na inclusão educacional. Traz-se como considerações finais, a grande
importância da socialização e interação na vivência de toda criança, considerandose
que essa precisa ter espaço precioso na Educação Infantil. A escola é sem
duvidas um espaço de inclusão de encontro com o outro de trocas de construções
permeadas pelas diferenças.
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