Adolescentes com altas habilidades/superdotação do tipo produtivo-criativo: diálogos entre o autoconceito e a trajetória escolar
View/ Open
Date
2022-10-10Primeiro membro da banca
Bridi, Fabiane Romano de Souza
Segundo membro da banca
Moreira, Laura Ceretta
Metadata
Show full item recordAbstract
Ao pesquisar a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo
produtivo-criativo, depara-se com um número crescente de estudos, assim como
quando observa-se os dados do Censo, onde há um número crescente de estudantes
identificados, porém esses números não condizem com as estatísticas observadas
por pesquisadores da área (Virgolim, 2019 e Fleith, 2007), que estimam uma
porcentagem de até 15% de uma população com comportamentos de AH/SD. O
Adolescente com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação ainda é
invisibilizado dentro das escolas e da sociedade, ainda mais quando se refere ao perfil
produtivo-criativo, em razão das especificidades de características. Nesse sentido, a
pesquisa objetivou compreender as relações existentes entre o autoconceito e as
trajetórias escolares vivenciadas pelos adolescentes com altas
habilidades/superdotação do tipo produtivo-criativo. A pesquisa possui caráter
qualitativo, explicativo, e para seu desenvolvimento, elaborou-se um instrumento
denominado Inventário Pedagógico do Autoconceito para adolescentes com AH/SD,
que tornou-se o produto da pesquisa e é importante ferramenta na investigação do
autoconceito e das relações entre suas trajetórias escolares e autoconceito.
Participaram da pesquisa cinco adolescentes com o perfil referido, sendo quatro
coletas realizadas presencialmente e uma virtualmente. A análise de dados baseouse nos pressupostos da análise do discurso, principalmente do pressuposto do
interdiscurso (ORLANDI, 2020). Com a investigação foi possível constatar a
importância do espaço escolar na construção do autoconceito do adolescente com
AH/SD e a relevância do acompanhamento desses sujeitos no Atendimento
Educacional Especializado, no sentido da construção ou no fortalecimento do
autoconceito positivo em função de trabalhar com as especificidades das AH/SD.
Ainda é importante ressaltar que formar professores com esse olhar sensível ao
adolescente com altas habilidades/superdotação, principalmente do tipo produtivocriativo é urgente, para que estes possam ser compreendidos e se compreender
melhor, no sentido da construção de um autoconceito positivo.
Collections
The following license files are associated with this item: