A inclusão de alunos surdos em classe comum do ensino regular
Abstract
A Inclusão de Alunos Surdos em classe comum é um assunto que tem alcançado espaço
e vem se tornando uma realidade cada dia mais presente. Este artigo traz como tema:
A inclusão de Alunos Surdos em Classe Comum do Ensino Regular e tem por finalidade
apresentar algumas dimensões e características gerais do processo de desenvolvimento de
indivíduos surdos, bem como procedimentos de ensino que permitam respaldar a prática
do professor que trabalha com esses alunos no contexto de uma classe inclusiva. Assim,
apesar do processo de inclusão estar distante do ideal almejado pelos educandos surdos, já
é possível perceber uma mudança gradativa nas atitudes discriminatórias e indiferentes que
durante tanto tempo marginalizou os educando surdos. A pesquisa enfocará quatro
elementos importantes para a inclusão de alunos com surdez em sala de aula, bem como a
importância da inclusão destes educandos no processo de socialização, trazendo
perspectivas diferentes aos métodos educacionais tradicionais, quedas de preconceito,
discutindo também a legislação e o trabalho do profissional de libras dentro do contexto
educacional. Este artigo utiliza metodologia qualitativa e bibliográfica com leitura de livros
variados, selecionados segundo os parâmetros de conhecimentos satisfatórios e
fundamentação teórica.