Análise do desempenho escolar de alunos aprovados em conselho de classe
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Data
2004-05-29Autor
Santos, Jorge Alberto Rodrigues dos
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O Conselho de Classe de uma escola é a atividade que reúne um grupo de professores da mesma
série, visando em conjunto chegar a um conhecimento mais sistemático da turma, bem como
acompanhar e avaliar cada aluno individualmente, através de reuniões periódicas (Sant’Anna &
Werneck, 1995, p. 2). Segundo o Regimento do Colégio Marista Santa Maria, o Conselho de Classe é
um órgão consultivo e deliberativo que fundamenta a sua ação nos princípios do Projeto Educativo do
Colégio, na legislação em vigor e nas disposições gerais, visando a: Debater o aproveitamento da
turma como um todo, analisando as suas causas, as sua possibilidades e limitações, propondo
soluções alternativas: decidir sobre a promoção do aluno; emitir parecer sobre os casos de
classificação, reclassificação de alunos, possibilidade de avanço nas séries, suspensão e
cancelamento de matricula. A ação avaliadora do Conselho de Classe não se limita ao julgamento
dos resultados, mas acompanha o desenvolvimento do aluno em todo o processo de ensinoaprendizagem,
obtendo informações quanto às aquisições de: conhecimentos, habilidades hábitos e
atitudes (Perini et al., 1992, p. 4). Neste trabalho foi acompanhado o desempenho escolar de alunos
que foram aprovados em Conselho de Classe nos anos subseqüentes, nas disciplinas de Matemática,
Física e Química. O estudo foi realizado no Colégio Marista Santa Maria em Santa Maria-RS. Foram
analisados três grupos de alunos que permaneceram na escola durante os três anos do ensino
médio. No primeiro grupo acompanhou-se o desempenho dos alunos que ingressaram em 1996 e
concluíram em 1998. No segundo grupo os alunos que iniciaram em 1997 e concluíram em 1999. No
terceiro os alunos que iniciaram em 1998 e saíram em 2000. Nesse período de 1996 a 2000 trezentos
e trinta e três alunos iniciaram e concluíram seus estudos no Colégio Marista Santa Maria. Setenta e
quatro alunos foram aprovados em Conselho de Classe. Tivemos cento e vinte sete aprovações em
Conselho de Classe. A aprovação em Conselho de Classe, para a maioria dos alunos, não
comprometeu seus desempenhos nas séries seguintes. A disciplina que mais aprovou em Conselho
de Classe foi Física. Nessa disciplina, o maior número de aprovações aconteceram nas segundas e
terceiras séries Na primeira série, Matemática foi a disciplina que mais aprovou. Química foi a
disciplina que menos aprovou em Conselho de Classe.
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