Reflexão crítico-construtiva da prática pedagógica e busca de alternativas para a superação de problemas na escola
Resumo
Na medida em que boa parte da população encontra-se excluída da plena
participação nas decisões que determinam os rumos da sociedade, é
imprescindível uma ação educativa crítica como instrumento político libertador,
que considere o educando sujeito sócio-político-cultural, capaz de assumir
responsabilidades, realizar escolhas e tomar decisões embasadas em critérios
éticos. Este trabalho apresenta o relato de experiências vivenciadas durante
cerca de doze anos por uma professora da disciplina de Língua Portuguesa no
Ensino Fundamental e Médio. Proposto pelo Curso de Especialização em
Educação num Enfoque Globalizador, o trabalho, através da retrospectiva das
experiências como educadora e sua posterior reflexão, tenciona atuar como
agente promotor de uma proposta de superação de problemas constatados na
escola em que a professora desempenha suas funções atualmente. Utiliza-se
como base teórica os seguintes autores: Paulo Freire, Marisa Vorraber Costa,
Maria Cândida Moraes, Anntoni Zabala, Fernando Hernández e Montservat
Ventura. As experiências relatadas são resultado da prática pedagógica
desenvolvida em quatro estabelecimentos de ensino, onde a diversidade sóciocultural
e econômica dos educandos é evidenciada e considerada pela autora,
para a construção de uma metodologia informativa e conscientizadora de
cidadãos capazes e livres.
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