dc.contributor.advisor | Marin, Marilú Favarin | |
dc.creator | Silveira, Zênia Lemes | |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T14:15:20Z | |
dc.date.available | 2023-01-09T14:15:20Z | |
dc.date.issued | 2006-05-18 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27525 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | In so far as great part of the population encounter themselves excluded of the
absolute participation on the decisions which determine the courses of the
society, it is indispensable a critique action in education, as politic liberating
instrument, which consider the student subject social-politic-cultural, capable of
to assume responsibilities, to realize choices and to have decisions based on
ethic criterions. This work presents the report of past experiences during about
twelve years, by a teacher of the discipline of Portuguese Idiom on the
Fundamental and Medium Instruction. Proposed for the Specialization Course
in Education in a Global Focalization, the work, through of the retrospective of
the experiences as an educator and your posterior reflection, it purpose to
actuate as agent promoter of a proposal to overcome problems evidenced in a
school, where the teacher execute your activities nowadays. It is used as an
abstract base, the next authors: Paulo Freire, Marisa Vorraber Costa, Maria
Cândida Moraes, Anntoni Zabala, Fernando Hernández e Montservat Ventura.
The reported experiences are result of pedagogyc practices developed in four
schools where the diversity social-cultural and economic of the students is
evidencied and considerate by the authoress to the construction of a
methodology which inform and bring conscience to the formation of able and
free people. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Experiências | por |
dc.subject | Educador | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Experiences | eng |
dc.subject | Educator | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Reflexão crítico-construtiva da prática pedagógica e busca de alternativas para a superação de problemas na escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação num Enfoque Globalizador | por |
dc.description.resumo | Na medida em que boa parte da população encontra-se excluída da plena
participação nas decisões que determinam os rumos da sociedade, é
imprescindível uma ação educativa crítica como instrumento político libertador,
que considere o educando sujeito sócio-político-cultural, capaz de assumir
responsabilidades, realizar escolhas e tomar decisões embasadas em critérios
éticos. Este trabalho apresenta o relato de experiências vivenciadas durante
cerca de doze anos por uma professora da disciplina de Língua Portuguesa no
Ensino Fundamental e Médio. Proposto pelo Curso de Especialização em
Educação num Enfoque Globalizador, o trabalho, através da retrospectiva das
experiências como educadora e sua posterior reflexão, tenciona atuar como
agente promotor de uma proposta de superação de problemas constatados na
escola em que a professora desempenha suas funções atualmente. Utiliza-se
como base teórica os seguintes autores: Paulo Freire, Marisa Vorraber Costa,
Maria Cândida Moraes, Anntoni Zabala, Fernando Hernández e Montservat
Ventura. As experiências relatadas são resultado da prática pedagógica
desenvolvida em quatro estabelecimentos de ensino, onde a diversidade sóciocultural
e econômica dos educandos é evidenciada e considerada pela autora,
para a construção de uma metodologia informativa e conscientizadora de
cidadãos capazes e livres. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |