Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarin, Marilú Favarin
dc.creatorSilveira, Zênia Lemes
dc.date.accessioned2023-01-09T14:15:20Z
dc.date.available2023-01-09T14:15:20Z
dc.date.issued2006-05-18
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27525
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, RS, 2006.por
dc.description.abstractIn so far as great part of the population encounter themselves excluded of the absolute participation on the decisions which determine the courses of the society, it is indispensable a critique action in education, as politic liberating instrument, which consider the student subject social-politic-cultural, capable of to assume responsibilities, to realize choices and to have decisions based on ethic criterions. This work presents the report of past experiences during about twelve years, by a teacher of the discipline of Portuguese Idiom on the Fundamental and Medium Instruction. Proposed for the Specialization Course in Education in a Global Focalization, the work, through of the retrospective of the experiences as an educator and your posterior reflection, it purpose to actuate as agent promoter of a proposal to overcome problems evidenced in a school, where the teacher execute your activities nowadays. It is used as an abstract base, the next authors: Paulo Freire, Marisa Vorraber Costa, Maria Cândida Moraes, Anntoni Zabala, Fernando Hernández e Montservat Ventura. The reported experiences are result of pedagogyc practices developed in four schools where the diversity social-cultural and economic of the students is evidencied and considerate by the authoress to the construction of a methodology which inform and bring conscience to the formation of able and free people.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExperiênciaspor
dc.subjectEducadorpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectExperienceseng
dc.subjectEducatoreng
dc.subjectSchooleng
dc.titleReflexão crítico-construtiva da prática pedagógica e busca de alternativas para a superação de problemas na escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação num Enfoque Globalizadorpor
dc.description.resumoNa medida em que boa parte da população encontra-se excluída da plena participação nas decisões que determinam os rumos da sociedade, é imprescindível uma ação educativa crítica como instrumento político libertador, que considere o educando sujeito sócio-político-cultural, capaz de assumir responsabilidades, realizar escolhas e tomar decisões embasadas em critérios éticos. Este trabalho apresenta o relato de experiências vivenciadas durante cerca de doze anos por uma professora da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. Proposto pelo Curso de Especialização em Educação num Enfoque Globalizador, o trabalho, através da retrospectiva das experiências como educadora e sua posterior reflexão, tenciona atuar como agente promotor de uma proposta de superação de problemas constatados na escola em que a professora desempenha suas funções atualmente. Utiliza-se como base teórica os seguintes autores: Paulo Freire, Marisa Vorraber Costa, Maria Cândida Moraes, Anntoni Zabala, Fernando Hernández e Montservat Ventura. As experiências relatadas são resultado da prática pedagógica desenvolvida em quatro estabelecimentos de ensino, onde a diversidade sóciocultural e econômica dos educandos é evidenciada e considerada pela autora, para a construção de uma metodologia informativa e conscientizadora de cidadãos capazes e livres.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto