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dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida De Fátima Alves Pereira
dc.creatorSantos, Josué Goulart do
dc.date.accessioned2023-01-10T12:01:44Z
dc.date.available2023-01-10T12:01:44Z
dc.date.issued2022-09-09
dc.date.submitted2022-09-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27537
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de ciências sociaispor
dc.subjectSamba-enredopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectRelativismo culturalpor
dc.subjectClasse Socialpor
dc.titleUma proposta metodológica ao ensino de Ciências Sociais: classe social, democracia e relativismo cultural à luz de sambas-enredos SAMBASENREDOSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoA presente proposta metodológica tem por base se utilizar da cultura popular, especialmente dos sambas-enredos, para ofertar uma possível ferramenta ao ensino de Ciências Sociais na educação básica. A hipótese de haver o ensino de Ciências Sociais através de sambas-enredos contextualizados à educação, parte do princípio de que as escolas de samba que os criam, se constituem como organizações comunitárias e sociativistas territorializadas que geram saberes oportunos para a sala de aula. A pesquisa de caráter qualitativo revisou bibliograficamente periódicos acadêmicos e sites carnavalescos para levantar referências e sambas-enredos que são costurados aos conceitos de classe social, democracia e relativismo cultural, de forma que os contextualiza, analisa e propõe para docentes sua utilização na disciplina de Sociologia. De forma micro, este trabalho oferece uma possibilidade metodológica ao ensino de Ciências Sociais com conteúdos lúdicos a partir das pedagogias ativas e próximos ao cotidiano dos/das estudantes. No âmbito macro, a proposta está em consonância com as diretrizes da educação, às leis 10.639/03 e 11.645/08 e promove uma alternativa didática ao ensino remoto/híbrido.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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