Uma proposta metodológica ao ensino de Ciências Sociais: classe social, democracia e relativismo cultural à luz de sambas-enredos SAMBASENREDOS
Abstract
A presente proposta metodológica tem por base se utilizar da cultura popular, especialmente
dos sambas-enredos, para ofertar uma possível ferramenta ao ensino de Ciências Sociais na
educação básica. A hipótese de haver o ensino de Ciências Sociais através de sambas-enredos
contextualizados à educação, parte do princípio de que as escolas de samba que os criam, se
constituem como organizações comunitárias e sociativistas territorializadas que geram saberes
oportunos para a sala de aula. A pesquisa de caráter qualitativo revisou bibliograficamente
periódicos acadêmicos e sites carnavalescos para levantar referências e sambas-enredos que são
costurados aos conceitos de classe social, democracia e relativismo cultural, de forma que os
contextualiza, analisa e propõe para docentes sua utilização na disciplina de Sociologia. De
forma micro, este trabalho oferece uma possibilidade metodológica ao ensino de Ciências
Sociais com conteúdos lúdicos a partir das pedagogias ativas e próximos ao cotidiano dos/das
estudantes. No âmbito macro, a proposta está em consonância com as diretrizes da educação,
às leis 10.639/03 e 11.645/08 e promove uma alternativa didática ao ensino remoto/híbrido.
Collections
The following license files are associated with this item: