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dc.contributor.advisorSilva, José Lourenço Pereira da
dc.creatorNascimento, Márcio José Orofino do
dc.date.accessioned2023-01-10T13:15:45Z
dc.date.available2023-01-10T13:15:45Z
dc.date.issued2022-08-19
dc.date.submitted2022-08-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27543
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia - Licenciatura Plena, RS, 2022.por
dc.description.abstractWithout intending to innovate much of what has already been written about Heraclitus, we seek, in this text, to bring an understanding of what would be the relationship between ethics and Nature (physis) in this obscure philosopher. The philosopher of logos, as we tried to highlight at the beginning, revealed a concern with the social order not only through his maxims, but also in some of the reports about his life that reached us. Then (from the reading of Charles Kahn), we locate the philosopher of fire between two visions of his time (6th century BC), a popular one (mythical, we would also say), in which he participates, insofar as he refers to a natural (divine) law, source of inspiration for human laws, which are pale reflections of that, and a scientific one, of which he was also a precursor, for example, with the theories of the unity of opposites and permanent flux. Subsequently, we justify the understanding according to which Heraclitus cannot be considered a moral relativist (from the action of logos as a criterion of truth and, therefore, as a legitimator of the possibility of knowledge). We then present an interpretation (based on Cruchaga's reading) of DK. 45 in conjunction with DK.115 (which speak of the logos of the human soul) which, together, would answer for the ethical condition of the psychic logos (as suggested by Juliana Gonzáles in her article). In the end, armed with the exposition made, we try to explain the relationship put in the title of this article, that is, the relationship between ethics and nature (physis) in Heraclitus, also indicating an ethical implication observed in the remaining material of this philosopher: the autonomy of the moral agent in the solitary construction of a solidary ethics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHeráclitopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectUnidadepor
dc.subjectDevirpor
dc.subjectAlmapor
dc.subjectLogospor
dc.subjectHeraclituseng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectNatureeng
dc.subjectOppositeseng
dc.subjectUnityeng
dc.subjectBecomingeng
dc.subjectSouleng
dc.subjectLogoseng
dc.titleSobre a relação entre ética e natureza em Heráclitopor
dc.title.alternativeOn the relationship between ethics end nature in Heraclituseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationFilosofia - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoSem a pretensão de inovar o muito do que já se escreveu sobre Heráclito, buscamos, nesse texto, trazer uma compreensão de qual seria a relação entre a ética e a Natureza (physis) nesse obscuro filósofo. O filósofo do logos, como procuramos destacar de início, revelou uma preocupação com o ordenamento social não apenas através de suas máximas, como também em alguns dos relatos sobre sua vida que nos chegaram. Em seguida (a partir da leitura de Charles Kahn), localizamos o filósofo do fogo entre duas visões de seu tempo (século VI a. C.), uma popular (mítica, diríamos também), da qual participa, na medida em que se refere a uma lei natural (divina), fonte de inspiração das leis humanas, que são pálidos reflexos daquela, e uma científica, da qual também se fez precursor, por exemplo, com as teorias da unidade dos opostos e do fluxo permanente. Na sequência, justificamos o entendimento segundo o qual Heráclito não pode ser considerado um relativista moral (a partir da ação do logos como critério de verdade e, por isso mesmo, como legitimador da possibilidade de conhecimento). Em seguida, apresentamos uma interpretação (com base na leitura de Cruchaga) de DK. 45 em articulação com DK.115 (que falam do logos da alma humana) que, em conjunto, responderiam pela condição ética do logos psíquico (como sugere Juliana Gonzáles em seu artigo). Ao final, munidos da exposição feita, procuramos explicar a relação posta no título desse artigo, isto é, a relação entre ética e natureza (physis) em Heráclito, indicando, ainda, uma implicação ética observada no material remanescente desse filósofo: a autonomia do agente moral na construção solitária de uma ética solidária.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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