dc.contributor.advisor | Silva, José Lourenço Pereira da | |
dc.creator | Nascimento, Márcio José Orofino do | |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T13:15:45Z | |
dc.date.available | 2023-01-10T13:15:45Z | |
dc.date.issued | 2022-08-19 | |
dc.date.submitted | 2022-08-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27543 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia - Licenciatura Plena, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Without intending to innovate much of what has already been written about Heraclitus, we
seek, in this text, to bring an understanding of what would be the relationship between ethics
and Nature (physis) in this obscure philosopher. The philosopher of logos, as we tried to
highlight at the beginning, revealed a concern with the social order not only through his
maxims, but also in some of the reports about his life that reached us. Then (from the reading
of Charles Kahn), we locate the philosopher of fire between two visions of his time (6th
century BC), a popular one (mythical, we would also say), in which he participates, insofar as
he refers to a natural (divine) law, source of inspiration for human laws, which are pale
reflections of that, and a scientific one, of which he was also a precursor, for example, with
the theories of the unity of opposites and permanent flux. Subsequently, we justify the
understanding according to which Heraclitus cannot be considered a moral relativist (from the
action of logos as a criterion of truth and, therefore, as a legitimator of the possibility of
knowledge). We then present an interpretation (based on Cruchaga's reading) of DK. 45 in
conjunction with DK.115 (which speak of the logos of the human soul) which, together,
would answer for the ethical condition of the psychic logos (as suggested by Juliana Gonzáles
in her article). In the end, armed with the exposition made, we try to explain the relationship
put in the title of this article, that is, the relationship between ethics and nature (physis) in
Heraclitus, also indicating an ethical implication observed in the remaining material of this
philosopher: the autonomy of the moral agent in the solitary construction of a solidary ethics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Heráclito | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Unidade | por |
dc.subject | Devir | por |
dc.subject | Alma | por |
dc.subject | Logos | por |
dc.subject | Heraclitus | eng |
dc.subject | Ethics | eng |
dc.subject | Nature | eng |
dc.subject | Opposites | eng |
dc.subject | Unity | eng |
dc.subject | Becoming | eng |
dc.subject | Soul | eng |
dc.subject | Logos | eng |
dc.title | Sobre a relação entre ética e natureza em Heráclito | por |
dc.title.alternative | On the relationship between ethics end nature in Heraclitus | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Filosofia - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | Sem a pretensão de inovar o muito do que já se escreveu sobre Heráclito, buscamos, nesse
texto, trazer uma compreensão de qual seria a relação entre a ética e a Natureza (physis) nesse
obscuro filósofo. O filósofo do logos, como procuramos destacar de início, revelou uma
preocupação com o ordenamento social não apenas através de suas máximas, como também
em alguns dos relatos sobre sua vida que nos chegaram. Em seguida (a partir da leitura de
Charles Kahn), localizamos o filósofo do fogo entre duas visões de seu tempo (século VI a.
C.), uma popular (mítica, diríamos também), da qual participa, na medida em que se refere a
uma lei natural (divina), fonte de inspiração das leis humanas, que são pálidos reflexos
daquela, e uma científica, da qual também se fez precursor, por exemplo, com as teorias da
unidade dos opostos e do fluxo permanente. Na sequência, justificamos o entendimento
segundo o qual Heráclito não pode ser considerado um relativista moral (a partir da ação do
logos como critério de verdade e, por isso mesmo, como legitimador da possibilidade de
conhecimento). Em seguida, apresentamos uma interpretação (com base na leitura de
Cruchaga) de DK. 45 em articulação com DK.115 (que falam do logos da alma humana) que,
em conjunto, responderiam pela condição ética do logos psíquico (como sugere Juliana
Gonzáles em seu artigo). Ao final, munidos da exposição feita, procuramos explicar a relação
posta no título desse artigo, isto é, a relação entre ética e natureza (physis) em Heráclito,
indicando, ainda, uma implicação ética observada no material remanescente desse filósofo: a
autonomia do agente moral na construção solitária de uma ética solidária. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |