Uma leitura do feminino nos romances de José Saramago
View/ Open
Date
2022-03-31Primeiro membro da banca
Fioruci, Wellington Ricardo
Segundo membro da banca
Oliveira, Amanda Laís Jacobsen de
Terceiro membro da banca
Vivian, Ilse Maria da Rosa
Quarto membro da banca
Oliveira, Raquel Trentin
Metadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar, comparativamente, as personagens femininas protagonistas de duas obras literárias do escritor português José Saramago: A jangada de pedra (1988) e As intermitências da morte (2005). A análise tem como foco, principalmente, a elucidação de como se dá a figuração das protagonistas, respectivamente, Joana Carda, Maria Guavaira e morte; como tal modo serve para construir a imagem da mulher nesses enredos e, consequentemente, aos leitores; e em que medida está ligada aos estereótipos criados pelo patriarcado às mulheres. Para isso, faço o estudo individual de cada romance, analisando os tipos de focalização, perspectivas, elementos e dispositivos de figuração presentes nos textos, e a posterior comparação de suas figurações, no intuito de rastrear aproximações e afastamentos temáticos que facilitem entender quem são essas mulheres, que feminino é esse, como suas imagens são criadas, quem fornece informações sobre elas, se há um padrão no modo como elas são elaboradas, se elas são transgressoras ou não daqueles papéis sociais atribuídos ao feminino. Nesse sentido, foi importante realizar uma análise com foco em ler como uma mulher, buscando relacionar diferentes vozes do texto que contribuem para a construção e a problematização da identidade de cada protagonista. Esse estudo é fundamentado pelas teorias acerca do ler como uma mulher, focalização, perspectivas e figuração das personagens, dos pesquisadores Jonathan Culler, Mieke Bal, Ansgar Nüning e Carlos Reis, respectivamente, pelas quais traço a representação do feminino nas duas obras, as semelhanças e diferenças entre elas, as amarras que as prendem aos papéis sociais que lhes são impostos, as responsabilidades dadas a elas e o imaginário de mulher ideal que é criado na obra saramaguiana.
Collections
The following license files are associated with this item: