Educação do campo: um olhar para situações socioeconômico-financeiras na educação matemática
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Data
2022-10-26Primeiro membro da banca
Soares, Maria Arlita da Silveira
Segundo membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetiva analisar contextos explorados por situações socioeconômico-financeiras em produções e livros didáticos da Educação do Campo no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa que segue os princípios da análise de conteúdo, com os objetivos específicos de: mapear publicações que tomam como objeto a Educação do Campo nos anais de três edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); caracterizar o PNLD Campo e os livros didáticos que o compõe, identificando situações socioeconômico-financeiras no contexto cotidiano urbano, cotidiano campesino e interdisciplinar; analisar atividades que versam sobre situações socioeconômico-financeiras em seis livros didáticos, destinados ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD Campo 2013 e PNLD Campo 2016. Dentre os resultados evidencia-se que dos 49 trabalhos contidos nos anais do ENEM, 10 produções enfatizam conteúdos da Matemática Escolar contextualizados no cotidiano, sendo que: quatro envolvem situações financeiras, pois duas abordam produção e custo, uma economia doméstica e rural, e uma a ideia de juros. Além disso, duas produções analisam livros, mas não tratam especificamente do PNLD Campo. Ao apreciar o Guia do PNLD Campo 2013, o Guia do PNLD Campo 2016 e os volumes do 4º e 5º ano das coleções “Projeto Buriti” (C1), “Campo Aberto” (C2) e “Novo Girassol” (C3) observa-se que C1 é classificada como seriada multidisciplinar integrada, enquanto que C2 e C3 são do tipo seriada interdisciplinar. Além disso, C2 propõe articulação entre os componentes curriculares de modo que a Matemática se relaciona com as Ciências da Natureza, em que ambas são apresentadas fisicamente juntas em todos os capítulos, diferentemente de C1 e C3, organizadas por componente curricular. No que tange às situações socioeconômico-financeiras propostas nos seis volumes, identificam-se, por meio de 21 prefixos, 100 atividades distintas, das quais 49 pertencem à C1, 20 à C2 e 31 à C3. Por meio de entendimentos sobre contexto vinculado à interdisciplinaridade, ao cotidiano urbano e ao cotidiano campesino constata-se que o contexto interdisciplinar envolve temáticas ambientais, de evolução histórica dos números e de mudanças de moeda; o contexto cotiano urbano, em sua maioria, enfatiza o reconhecimento de valores de cédulas e moedas e o cálculo do custo total na aquisição de bens e serviços; contexto cotidiano campesino privilegiam práticas usuais do campo como criação de galinhas, comércio de alimentos, valores de áreas rurais e o uso do dinheiro. Dentre as 100 atividades analisadas, também, observam-se conteúdos da Matemática Escolar vinculados ao sistema monetário, com valores pertencentes ao conjunto dos números naturais, tanto para identificar cédulas quanto para realizar operações elementares, com ou sem o uso de estratégias de cálculo mental e estimativa. Com menor frequência, identificam-se atividades envolvendo números racionais na forma decimal. Em termos de representações, constata-se que os enunciados das atividades privilegiam o emprego da língua natural acompanhada de representações numéricas. Além disso, localizam-se algumas representações icônicas como, por exemplo, tabelas, notas fiscais, extratos bancários, produções publicitárias, cédulas e moedas.
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