Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Thales Cardoso da
dc.date.accessioned2023-01-12T17:12:59Z
dc.date.available2023-01-12T17:12:59Z
dc.date.issued2022-09-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27579
dc.description.abstractVídeos about Science “for all” can be seen as a discursive genre which is part of the process of science popularization, understood as an activity system permeated by different discursive genres (BAZERMAN, 2010). In the field of studies about discursive genres, the debate about the relation between technology and language has gained more and more space, mostly due to new communication possibilities associated to the internet. In this context, we consider relevant to study characteristics of online science videos for education as a genre in the process of science popularization, with special emphasis in strategies employed for recontextualizing (BERNSTEIN, [1990] 2003; CALSAMIGLIA; van DIJK, 2004; MOTTA-ROTH, 2009; LUZÓN, 2019) science knowledge to a new audience. Thus, the main objective of the present study is to analyze online videos of science popularization, published on YouTube, within the perspective of Critical Genre Analysis (MOTTA-ROTH, 2008; MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2015). The corpus of the present study consists in 12 videos, published on YouTube, on the channels SciShow and TED-Ed. The methodological procedures are divided in two steps: the first consists in a documental analysis of the publication and production context, and, the second, in the linguistic multimodal analysis, which, in turn, consists in the analysis of the verbal semiotic component, by the categories of Informality (HYLAND, 2017) and Metadiscourse (HYLAND, 2005), and visual semiotic component, by means of the categories of Lexicogrammatical simplification (KRESS; van LEEUWEN, 2006; HENDGES; MARQUES, 2018) and Pedagogical function (DIMOPOULOS; KOULAIDIS; SKLAVENITI, 2003). Results indicate a context strongly influenced by the search of popularity and fidelity by the spectator, in an online platform aimed at generating revenue motivated by the number of accesses to a video. Linguistically, there is an informal and everyday tone in the reference to science, in a way of highlighting the relations among ideas presented, keeping the attention of the viewer, and referencing science as part of everyday life, by a direct and personal dialogue. Visually, the predominance in animation seems to be a form of representing science and scientific events in a ludic form in terms of essence, and not details. The recontextualization of scientific knowledge takes place, mostly, by means of vague reference to knowledge, without emphasis to the work and methodological commitment needed for the science process. Online science popularization videos can be seen as a genre with potential for the development of literacies, within which we highlight critical literacy (CERVETTI et al., 2001), scientific literacy (MOTTA-ROTH, 2011; PEARSON et. al., 2010) and multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2009).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPopularização da ciênciapor
dc.subjectAnálise crítica de gêneropor
dc.subjectYouTubeeng
dc.subjectScience popularizationeng
dc.subjectCritical genre analysiseng
dc.titleUma análise crítica de gênero de vídeos online de popularização científicapor
dc.title.alternativeA critical genre analysis of online science popularization videoseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoVídeos sobre ciência “para todos” podem ser vistos como um gênero discursivo que faz parte do processo de popularização da ciência, constituído como um sistema de atividades permeado por diferentes gêneros discursivos (BAZERMAN, 2010). No campo de estudos sobre gêneros discursivos, o debate sobre a relação entre tecnologia e linguagem tem ganho cada vez mais espaço, principalmente devido às novas possibilidades de comunicação associadas à Internet. Em vista desse panorama, consideramos relevante pesquisar características de vídeos online sobre ciência para a educação enquanto um gênero do processo de popularização científica, com especial ênfase nas estratégias que utilizam para recontextualizar (BERNSTEIN, [1990] 2003; CALSAMIGLIA; van DIJK, 2004; MOTTA-ROTH, 2009; LUZÓN, 2019) o conhecimento científico a um novo público. Sendo assim, o objetivo principal do presente estudo é analisar vídeos online de popularização da ciência, publicados no YouTube, dentro da perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008; MOTTAROTH; HEBERLE, 2015). O corpus do presente estudo consiste em 12 vídeos online de popularização da ciência, publicados no YouTube, nos canais SciShow e Ted-Ed. Os procedimentos metodológicos se dividem em duas etapas: a primeira consiste em uma análise documental do contexto de publicação e produção, e a segunda, na análise linguística multimodal, que, por sua vez, consiste na análise do componente semiótico verbal, por meio das categorias de Informalidade (HYLAND, 2017) e Metadiscurso (HYLAND, 2005), e do componente semiótico visual, por meio das categorias de Simplificação léxico-gramatical (KRESS; van LEEUWEN, 2006; HENDGES; MARQUES, 2018) e Função pedagógica (DIMOPOULOS; KOULAIDIS; SKLAVENITI, 2003). Resultados indicam um contexto fortemente influenciado pela busca de popularidade e fidelidade por parte do espectador, em uma plataforma online voltada à geração de receita motivada pelo número de acessos a um vídeo. Linguisticamente, há um tom informal e cotidiano na referência à ciência, fazendo-a de forma a esclarecer as relações entre as ideias apresentadas, mantendo o espectador atento, e fazendo referências à ciência como parte da vida cotidiana, por meio de um diálogo direto e pessoal. Visualmente, a predominância em animações parece se dar como uma forma de representar a ciência e eventos científicos de uma maneira mais lúdica e em termos de sua essência, e não por detalhes. A recontextualização do conhecimento científico se dá, principalmente, por meio a referências vagas ao conhecimento, sem ênfase ao o trabalho e empenho metodológico necessários para o processo de pesquisa. Vídeos online de popularização da ciência se mostram como um gênero com potencial ao desenvolvimento de letramentos, dentre os quais destacamos de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001), letramento científico (MOTTA-ROTH, 2011; PEARSON et. al., 2010), e multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009).por
dc.contributor.advisor1Hendges, Graciela Rabuske
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058747002590961por
dc.contributor.referee1Luzón, María José
dc.contributor.referee2Lovato, Cristina dos Santos
dc.contributor.referee3Gerhardt, Liane Beatriz
dc.contributor.referee4Florek, Cristiane Salete
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6559865517397196por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International