Uma análise crítica de gênero de vídeos online de popularização científica
View/ Open
Date
2022-09-01Primeiro membro da banca
Luzón, María José
Segundo membro da banca
Lovato, Cristina dos Santos
Terceiro membro da banca
Gerhardt, Liane Beatriz
Quarto membro da banca
Florek, Cristiane Salete
Metadata
Show full item recordAbstract
Vídeos sobre ciência “para todos” podem ser vistos como um gênero discursivo que faz parte do
processo de popularização da ciência, constituído como um sistema de atividades permeado por
diferentes gêneros discursivos (BAZERMAN, 2010). No campo de estudos sobre gêneros discursivos,
o debate sobre a relação entre tecnologia e linguagem tem ganho cada vez mais espaço,
principalmente devido às novas possibilidades de comunicação associadas à Internet. Em vista desse
panorama, consideramos relevante pesquisar características de vídeos online sobre ciência para a
educação enquanto um gênero do processo de popularização científica, com especial ênfase nas
estratégias que utilizam para recontextualizar (BERNSTEIN, [1990] 2003; CALSAMIGLIA; van DIJK,
2004; MOTTA-ROTH, 2009; LUZÓN, 2019) o conhecimento científico a um novo público. Sendo assim,
o objetivo principal do presente estudo é analisar vídeos online de popularização da ciência, publicados
no YouTube, dentro da perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008; MOTTAROTH; HEBERLE, 2015). O corpus do presente estudo consiste em 12 vídeos online de popularização
da ciência, publicados no YouTube, nos canais SciShow e Ted-Ed. Os procedimentos metodológicos
se dividem em duas etapas: a primeira consiste em uma análise documental do contexto de publicação
e produção, e a segunda, na análise linguística multimodal, que, por sua vez, consiste na análise do
componente semiótico verbal, por meio das categorias de Informalidade (HYLAND, 2017) e
Metadiscurso (HYLAND, 2005), e do componente semiótico visual, por meio das categorias de
Simplificação léxico-gramatical (KRESS; van LEEUWEN, 2006; HENDGES; MARQUES, 2018) e
Função pedagógica (DIMOPOULOS; KOULAIDIS; SKLAVENITI, 2003). Resultados indicam um
contexto fortemente influenciado pela busca de popularidade e fidelidade por parte do espectador, em
uma plataforma online voltada à geração de receita motivada pelo número de acessos a um vídeo.
Linguisticamente, há um tom informal e cotidiano na referência à ciência, fazendo-a de forma a
esclarecer as relações entre as ideias apresentadas, mantendo o espectador atento, e fazendo
referências à ciência como parte da vida cotidiana, por meio de um diálogo direto e pessoal.
Visualmente, a predominância em animações parece se dar como uma forma de representar a ciência
e eventos científicos de uma maneira mais lúdica e em termos de sua essência, e não por detalhes. A
recontextualização do conhecimento científico se dá, principalmente, por meio a referências vagas ao
conhecimento, sem ênfase ao o trabalho e empenho metodológico necessários para o processo de
pesquisa. Vídeos online de popularização da ciência se mostram como um gênero com potencial ao
desenvolvimento de letramentos, dentre os quais destacamos de letramento crítico (CERVETTI et al.,
2001), letramento científico (MOTTA-ROTH, 2011; PEARSON et. al., 2010), e multiletramentos (COPE;
KALANTZIS, 2009).
Collections
The following license files are associated with this item: