Uma história arturiana na era dos estúdios: representações de gênero no filme “Os cavaleiros da távola redonda” (1953)
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Data
2022-12-16Primeiro membro da banca
Lima, Marcelo Pereira
Segundo membro da banca
Gonçalves, Daniele Gallindo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação apresenta os resultados finais da pesquisa “Uma história arturiana na era
dos estúdios: representações de gênero no filme os cavaleiros da távola redonda”. O objetivo
desse estudo foi identificar as principais características das representações e discursos que o
Cinema produziu em meados do século XX a partir das histórias arturianas e como elas se
relacionam com aspectos sociais, políticos e culturais desse período contemporâneo. Nesse
sentido, enfocamos os personagens presentes no filme “Os Cavaleiros da Távola Redonda”
(Knights of the Round Table, 1953, Richard Thorpe) e a relação que possuem com seu contexto
histórico a partir de uma perspectiva de gênero, conforme conceituado pela historiadora Joan
Scott. Empregamos as ideias de representações e discursos e um exame da fonte fílmica
preocupado com seus elementos estéticos e de roteiro. Nossa conclusão é que tal produção
cinematográfica dialoga com elementos de conservadorismo político, sexual e de gênero. Isso
porque apresenta noções de masculino e feminino que vão ao encontro dessa perspectiva, pois,
entre outras coisas, faz uma apologia ao matrimônio, condena veementemente a liberdade
sexual das mulheres e coloca a força e união como atributos masculinos. Desse modo, tal obra
cinematográfica utiliza uma temática medieval para reproduzir preceitos sociais, políticos e,
sobretudo, de gênero conservadores presentes em certos setores da sociedade de sua época
durante os anos 1950.
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