O telejornalismo em midiatização: estratégias discursivas de legitimação de telejornais brasileiros no ecossistema midiático contemporâneo
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Data
2022-09-15Primeiro membro da banca
Coutinho, Iluska Maria da Silva
Segundo membro da banca
Borelli, Viviane
Terceiro membro da banca
Piccinin, Fabiana
Quarto membro da banca
Carvalho, Luciana Menezes de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese de doutorado aborda o telejornalismo em midiatização, reconhecendo a
centralidade que a televisão ainda ocupa especialmente na cobertura de grandes acontecimentos
(BECKER, et al., 2018). Considerando um cenário de constante proliferação de novas espécies
midiáticas (SCOLARI, 2013) e simultâneo avanço de um processo de deslegitimação do
Jornalismo enquanto instituição (CHRISTOFOLETTI, 2019), partimos do pressuposto de que
meios tradicionais reconfigurados buscam a constante legitimação dentro do ecossistema
midiático, processo que atualmente vai além do reconhecimento e implica também em
relacionamento (BERGER; LUCKMANN, 2014; BARICHELLO, 2017). Três questões
compõem o problema de pesquisa: Como é caracterizado o telejornalismo no ecossistema
midiático contemporâneo? Quais são as estratégias discursivas de legitimação utilizadas pelos
telejornais e de que modo essas estratégias são operacionalizadas diante da audiência e de seus
pares? De que forma os acontecimentos reportados pelos telejornais incidem sobre as
estratégias discursivas de legitimação acionadas nas coberturas? O objetivo geral é investigar
as estratégias discursivas de legitimação dos telejornais brasileiros no ecossistema midiático
atual. Como objetivos específicos elencamos: caracterizar o telejornalismo no ecossistema
midiático contemporâneo; identificar as principais estratégias discursivas de legitimação
utilizadas pelos telejornais brasileiros; analisar os modos de operacionalização das estratégias
discursivas de legitimação identificadas; e compreender aspectos da incidência dos
acontecimentos reportados pelos telejornais em relação as estratégias discursivas de
legitimação acionadas nas coberturas. A principal justificativa reside na proposta de um olhar
específico (estratégias discursivas de legitimação dos telejornais) e, ao mesmo tempo, sistêmico
(ambiente midiatizado). O trabalho está estruturado em cinco capítulos. Após a introdução, o
capítulo 2, “O telejornalismo no ecossistema midiatizado”, caracteriza o telejornalismo no
ecossistema midiático atual. O capítulo 3, “Acontecimento jornalístico e estratégias
discursivas” detalha o percurso metodológico da tese que parte dos três lugares do discurso
descritos por Charaudeau (2005, 2013, 2014, 2019): situacional, discursivo e semiolinguístico.
Também apresenta três acontecimentos midiáticos - ocorridos entre 2019 e 2020 - selecionados
em razão do poder de afetação (QUÉRÉ, 2005): Rompimento de Barragens da companhia Vale
em Brumadinho; Aumento de queimadas na Floresta Amazônica e Pandemia de COVID-19. O
objeto empírico é o Jornal Nacional (Rede Globo), telejornal com a maior audiência do país. O
corpus é composto por 84 edições do telejornal que compreendem o primeiro mês da cobertura
de cada acontecimento. O capítulo 4, “Estratégias discursivas de legitimação do telejornalismo
brasileiro”, discute as quatro estratégias discursivas de legitimação identificadas:
autorreferencialidade, apropriação de conteúdos amadores, didaticidade e instantaneidade. O
capítulo 5, “Considerações Finais” retoma a trajetória desenvolvida na tese, cotejando as
estratégias e modos de operacionalização identificados em cada acontecimento.
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