A temática LGBTQIA+ como estratégia discursiva na comunicação da Avon Brasil
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Date
2022-10-10Primeiro membro da banca
Pozobon, Rejane de Oliveira
Segundo membro da banca
Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
Terceiro membro da banca
Rodrigues, André Iribure
Quarto membro da banca
Ferrari, Maria Aparecida
Metadata
Show full item recordAbstract
A diversidade é um emblema da contemporaneidade desencadeado a partir de movimentos
impulsionados, consideravelmente, pelo capitalismo, pelo mercado e pela globalização, cujos
reflexos estão para a construção das identidades contemporâneas. Em meio a isso, destaca-se
a problemática do discurso produzido pelas organizações em torno da questão da diversidade
sexual e identidade e expressão de gênero, em decorrência de uma tendência mercadológica
que encontra nos sistemas de comunicação social o meio para estabelecer processos de
comunicação-mundo. Este trabalho tem como objetivo investigar a temática LGBTQIA+
como estratégia discursiva na comunicação da Avon Brasil, constituindo-se em um estudo de
caso único. Utiliza-se a Análise do Discurso (AD) de orientação francesa como lastro
metodológico, visando a dar o devido tratamento reflexivo e perscruto ao texto e ao contexto,
tendo como base a utilização de várias fontes de evidências que integram o corpus da
pesquisa, a saber: filmes publicitários; comentários na página da Avon Brasil no Facebook;
catálogos de vendas; entrevistas, e; documentos/informações institucionais. Tem-se como
resultado a construção de um discurso que rompe com os estereótipos reducionistas acerca
das pessoas LGBTQIA+ ao evidenciar a liberdade individual e o empoderamento.
Considerando o seu negócio e o público-alvo em razão da natureza teleológica da empresa, as
estratégias discursivas da Avon Brasil visam à exploração do universo feminino, refletindo na
invisibilização da pauta trans no que tange à figura do homem (ou masculino). Cabe destacar
que, face às estratégias vislumbradas, os produtos comunicacionais não circulam de igual
modo nos espaços midiáticos da marca, de modo que a temática LGBTQIA+ tem suas
representações mais significativas nos sites de redes sociais, ao passo em que, nos catálogos
de vendas, não há sequer representação, ainda que se trate de uma mesma campanha.
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