dc.creator | Freire, Gustavo David Araujo | |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T20:19:00Z | |
dc.date.available | 2023-01-18T20:19:00Z | |
dc.date.issued | 2022-10-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27628 | |
dc.description.abstract | Diversity is an emblem of contemporaneity triggered by movements driven, considerably, by
capitalism, the market and globalization, whose reflexes are for the construction of modern
identities. In the midst of this, the issue of discourse produced by organizations around the
issue of sexual diversity and gender identity and expression is highlighted, as a result of a
market trend that finds in social communication systems the means to establish processes of
global communication. This work aims to investigate the LGBTQIA+ theme as a discursive
strategy in Avon Brasil's communication, constituting a single case study. French-oriented
Discourse Analysis (AD) is used as a methodological basis, aiming to give the due reflective
and scrutiny treatment to the text and context, based on the use of several sources of evidence
that integrate the research corpus: advertising; comments on Avon Brasil's Facebook page;
sales catalogues; interviews, and; institutional documents/information. The result is the
construction of a discourse that breaks with reductionist stereotypes about LGBTQIA+ people
by highlighting individual freedom and empowerment. Considering its business and the target
audience due to the teleological nature of the company, Avon Brasil's discursive strategies aim
to explore the female universe, reflecting on the invisibility of the trans agenda regarding the
figure of man (or masculine). It is worth noting that, given the strategies envisioned, the
communication products do not circulate in the same way in the brand's media spaces, so that
the LGBTQIA+ theme has its most significant representations on social networking sites,
while, in the sales catalogs, there is not even representation, even if it is the same campaign. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Avon | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Estratégias discursivas | por |
dc.subject | LGBTQIA+ | por |
dc.subject | Speech analysis | eng |
dc.subject | Diversity | eng |
dc.subject | Discursive strategies | eng |
dc.title | A temática LGBTQIA+ como estratégia discursiva na comunicação da Avon Brasil | por |
dc.title.alternative | The LGBTQIA+ theme as a discussion strategy in Avon Brasil communication | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A diversidade é um emblema da contemporaneidade desencadeado a partir de movimentos
impulsionados, consideravelmente, pelo capitalismo, pelo mercado e pela globalização, cujos
reflexos estão para a construção das identidades contemporâneas. Em meio a isso, destaca-se
a problemática do discurso produzido pelas organizações em torno da questão da diversidade
sexual e identidade e expressão de gênero, em decorrência de uma tendência mercadológica
que encontra nos sistemas de comunicação social o meio para estabelecer processos de
comunicação-mundo. Este trabalho tem como objetivo investigar a temática LGBTQIA+
como estratégia discursiva na comunicação da Avon Brasil, constituindo-se em um estudo de
caso único. Utiliza-se a Análise do Discurso (AD) de orientação francesa como lastro
metodológico, visando a dar o devido tratamento reflexivo e perscruto ao texto e ao contexto,
tendo como base a utilização de várias fontes de evidências que integram o corpus da
pesquisa, a saber: filmes publicitários; comentários na página da Avon Brasil no Facebook;
catálogos de vendas; entrevistas, e; documentos/informações institucionais. Tem-se como
resultado a construção de um discurso que rompe com os estereótipos reducionistas acerca
das pessoas LGBTQIA+ ao evidenciar a liberdade individual e o empoderamento.
Considerando o seu negócio e o público-alvo em razão da natureza teleológica da empresa, as
estratégias discursivas da Avon Brasil visam à exploração do universo feminino, refletindo na
invisibilização da pauta trans no que tange à figura do homem (ou masculino). Cabe destacar
que, face às estratégias vislumbradas, os produtos comunicacionais não circulam de igual
modo nos espaços midiáticos da marca, de modo que a temática LGBTQIA+ tem suas
representações mais significativas nos sites de redes sociais, ao passo em que, nos catálogos
de vendas, não há sequer representação, ainda que se trate de uma mesma campanha. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fossá, Maria Ivete Trevisan | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0718561583412717 | por |
dc.contributor.referee1 | Pozobon, Rejane de Oliveira | |
dc.contributor.referee2 | Lisbôa Filho, Flavi Ferreira | |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, André Iribure | |
dc.contributor.referee4 | Ferrari, Maria Aparecida | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5679516094490652 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |