Processos de ensino-aprendizagem dialógico-problematizadores mediados por recursos educacionais abertos (REA) na disciplina de matemática nos anos finais do ensino fundamental
Fecha
2022-12-15Primeiro membro da banca
Mazzardo, Mara Denize
Segundo membro da banca
Jacques, Juliana Sales
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação, através de uma pesquisa-ação, teve como objetivo investigar e analisar as
contribuições e as colaborações dos processos de ensino-aprendizagem dialógicoproblematizadores mediados por Recursos Educacionais Abertos (REA) em aulas remotas de
Matemática nos anos finais do ensino fundamental. Refere-se a uma pesquisa associada a linha
de pesquisa de Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Para refletir sobre uma educação dialógico-problematizadora buscou-se por bibliografias de
Paulo Freire ao longo do período que se realizou este estudo. Aliada aos princípios educacionais
freireanos do diálogo e da problematização destacou-se o sistema aconselhado por Kemmis e
MCTaggart baseado em três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz
Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). O norte metodológico foi
realizado em função dessas três matrizes desde a delimitação, a organização e análise dos dados
a fim de estruturar uma preocupação temática de uma pesquisa-ação. Diante do isolamento
social acarretado pela pandemia causada pelo novo coronavírus o ambiente de estudo ocorreu
de forma remota inicialmente, procurando atender às normas da Secretaria de Município da
Educação (SMED), incluindo o currículo emergencial remoto. Concluiu-se que os processos de
ensino-aprendizagem em aulas remotas mediadas por REA baseados em uma educação
dialógico-problematizadora fortalecem o saber contextualizado quando o cultivo da
participação acolhe todas as culturas envolvidas.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: