Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
Resumo
A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD)
em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves
que as dificuldades para visualizar esse público podem acarretar ao seu
desenvolvimento educacional, emocional e social. Sendo assim, esse Trabalho de
Conclusão de Curso, buscou analisar as narrativas dos professores do ensino comum
verificando suas concepções a respeito dos alunos com AH/SD e como a inserção
dessa temática na formação inicial ou continuada interferiu na visualização desse
público. O aporte teórico que subsidiou a pesquisa, contou com pesquisadores como
Renzulli (2014), Gardner (2000), Freitas e Rech (2005), Pérez (2003), Winner (1998),
entre outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem
qualitativa, tendo como participantes cinco professores de ensino comum da rede
pública municipal de uma cidade de pequeno porte do estado do Rio Grande do Sul.
A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, realizada
individualmente por meio da plataforma Google Meet, no mês de novembro do ano de
2021. Os resultados obtidos, expuseram a existência de concepções equivocadas
acerca das AH/SD nos discursos dos professores entrevistados, bem como uma
fragilidade das formações ofertadas para esses profissionais no que tange as AH/SD.
Por meio dos relatos dos participantes, verificou-se que a formação inicial e/ou
continuada mostraram-se insuficientes para que eles pudessem romper com as
concepções equivocadas acerca dos alunos que apresentam características de
AH/SD. Sendo assim, identificou-se a importância e consequentemente necessidade
de haver um maior investimento dos professores tanto em cursos, quanto em estudo
e na reflexão individual no que se refere a aprendizagem acerca das AH/SD,
aprofundando e ampliando assim o debate a respeito desse público de modo a
minimizar as concepções equivocadas que os cercam, contribuindo para uma efetiva
inclusão escolar.
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