Educação especial inclusiva e tecnologia, a importância dos recursos tecnologicos na escola regular sala multifuncional: caminhos, perspectivas e desafios
Abstract
O tema central deste trabalho é a importância dos recursos tecnológicos na escola regular para
a educação de alunos surdos. Na perspectiva de que esse é mais um dos desafios da educação
inclusiva. O objetivo geral deste trabalho é investigar quais são os meios de aprendizagem
encontrados na sala regular e na sala de recursos multifuncionais em escola da rede pública de
Feira de Santana. Para tanto se adotou uma metodologia qualitativa. Primeiro foi analisado o
Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola para verificar as referências
sobre a educação inclusiva, já que a mesma atende alunos com necessidades educacionais
especiais; em seguida recorreu-se às fontes orais, geradas através da escuta junto a professores
que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais. Por fim ouviram-se
ainda outros sujeitos que convivem no espaço escolar, para verificar os recursos tecnológicos
existente na escola. Esta pesquisa permitiu concluir que os recursos utilizados na escola,
constituem-se um verdadeiro laboratório, onde se desenvolvem experiências e observam-se
reações e resultados.