Os desafios da EJA/Santa Maria: uma análise de documentos, livro didático e práticas de letramentos de professores de inglês da rede municipal
Fecha
2022-12-15Primeiro membro da banca
Vóvio, Claudia Lemos
Segundo membro da banca
Selbach, Helena Vitalina
Terceiro membro da banca
Nascimento, Roséli Gonçalves do
Quarto membro da banca
Kummer, Daiane Aline
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Educação de Jovens e Adultos, por apresentar em sua origem a ideia de que é possível
aprender por toda a vida e de que a prática dos letramentos é um passo indispensável na
construção da autonomia de mulheres e homens, “tem o compromisso de estar
permanentemente atenta às mudanças que acontecem na sociedade” (BARCELOS, 2009,
p.53). Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo investigar qual/quais
perspectivas de letramentos subsidia(m) as diferentes instâncias do contexto pedagógico e
político-educacional da EJA em Santa Maria. Consideramos como aporte teórico, a Análise
Crítica de Gênero (ACG) (MOTTA-ROTH, 2006; 2008), a proposta dos letramentos,
desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres, pois esta encontra-se em sintonia com os
princípios de pluralidade cultural e de diversidade de linguagens recomendados por
especialistas da área (ROJO; MOURA, 2012), bem como por documentos oficiais norteadores
da EJA. Em relação aos pressupostos metodológicos, a investigação iniciou a partir da análise
da(s) perspectiva(s) de letramentos e de ensino que subsidiam os documentos oficiais da
EJA, seguida da análise das concepções de letramentos subjacentes às atividades de um
livro didático, aprovado pelo PNLD para a EJA, levando em consideração três perspectivas
de letramentos (ROJO, 2004; MOTTA-ROTH, (2008); FREIRE (2001)) e, por fim, a análise
das práticas de letramentos que emergiram do discurso dos professores e das coordenadoras
da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (SMED-SM) através de uma entrevista
semiestruturada. Os resultados indicam que no que concerne à análise dos conceitos de
letramentos que norteiam os documentos oficiais nacionais e local, percebemos uma
orientação que estimula uma prática de ensino crítica, a conexão/interação com os mais
diversos contextos, culturas e múltiplas linguagens. Porém, não há uma problematização de
como isso pode ser implementado em sala de aula. Já em relação aos conceitos de
letramentos subjacentes às atividades do LD da EJA, há uma maior recorrência de atividades
que exploram o conceito de letramento como processamento cognitivo (65,85%), seguido de
atividades que focalizam o processamento crítico (25,20%) e, por fim, atividades que exploram
o processamento de decodificação (8,94%). No que diz respeito à análise das práticas
pedagógicas, os discursos analisados mostram que os professores têm dificuldade de situar
teoricamente sua atividade docente e seu material didático. Além disso, argumentam
participar de práticas formativas dissociadas da realidade da EJA e apresentam percepções
diferenciadas acerca do documento norteador produzido pelo município. Esses resultados
demostram que os documentos oficiais, o LD analisado e as práticas pedagógicas dos
professores são um reflexo do que denominamos “pedagogia do abandono” institucionalizado
na EJA, termo adaptado de Feitosa et al. (2022), apesar dos esforços implementados pelo
poder público municipal para minimizar essa realidade.
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