Avaliação da aprendizagem em educação a distância: instrumentos e processos
Abstract
Este artigo faz uma retomada sobre os conceitos de avaliação, educação
à distância e de avaliação em educação à distância, trazendo para a reflexão,
elementos teóricos e práticos dentro desta temática, destacando as suas principais
características, metodologias e perspectivas. Como o presente trabalho caracterizase
por ser de revisão, ele foi embasado em pesquisa de fontes bibliográficas de
publicações nacionais que forneceram a base conceitual para estes estudos. A partir
da coleta de dados, pôde-se verificar a preocupação com os métodos avaliativos em
Educação a Distância, principalmente no que se refere à avaliação do processo de
construção do conhecimento e ao acompanhamento do professor. Pôde-se verificar
também, certa insegurança em relação à avaliação da aprendizagem no âmbito dos
AVA, uma vez que ainda têm sido necessárias e exigidas legalmente avaliações
presenciais. Este estudo finaliza-se atentando para a importância de constantes
pesquisas que versem sobre o tema avaliação em EaD, uma vez que deseja-se
evitar a repetição dos mesmos equívocos da educação presencial, que tem sido
caracterizada pelo modelo de avaliação punitiva e preocupada prioritariamente com
resultados quantitativos.