Objetos de aprendizagem na educação infantil: um estudo com alunos da pré-escola
Visualizar/ Abrir
Data
2010-11-20Autor
Moraes, Marizane Medianeira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo tem a intenção de analisar, no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC‟s) aplicadas à Educação, mais precisamente da informática na Educação Infantil, as possibilidades de uso de objetos de aprendizagem (OA) no processo de ensino/aprendizado de conceitos matemáticos a alunos da pré-escola. Além disso, pretende-se identificar os benefícios destes objetos para a aprendizagem infantil, através de conteúdos matemáticos relacionados ao conceito de número, quantidade, ordem e conservação, a fim de possibilitar conhecer diferentes jogos educativos que auxiliem no momento do planejamento pedagógico, nesta etapa escolar. O artigo apresenta algumas possibilidades de OAs que podem ser utilizados com alunos da Educação Infantil e que mais auxiliem na construção do conhecimento. Também, aponta as dificuldades encontradas na utilização de tais objetos. Foi adotada a metodologia qualitativa e para coleta e análise dos dados, além do mais, optou-se pelo estudo de caso por meio da observação, que incluíram como sujeitos da pesquisa três alunos da Pré-escola I.