Os efeitos do programa de estimulação e a variável sexo no desempenho em consciência fonêmica
View/ Open
Date
2008-01-17Author
Moura, Simone Raquel Sbrissa
Primeiro orientador
Mezzomo, Carolina Lisbôa
Primeiro coorientador
Cielo, Carla Aparecida
Primeiro membro da banca
Capellini, Simone Aparecida
Segundo membro da banca
Mota, Helena Bolli
Metadata
Show full item recordAbstract
Resumo 1: Este estudo focaliza a consciência fonêmica em relação ao desempenho
entre os sexos masculino e feminino e aos programas de estimulação. Realizou-se
uma revisão crítica de literatura, buscando-se sumarizar as principais pesquisas
sobre esse tema. Foram encontrados diversos estudos que abordam a consciência
fonológica como um todo e que apresentam achados distintos com relação à variável
sexo. Poucos programas de estimulação priorizaram habilidades específicas, como
as de consciência fonêmica. Todos os modelos de intervenção em consciência
fonológica evidenciaram resultados significativos com relação ao desempenho e ao
aprendizado da leitura e da escrita. Em algumas pesquisas, observou-se falta de
clareza acerca do conceito adequado dos termos “consciência fonológica” e
“consciência fonêmica”. Portanto, independentemente das diferenças entre os
sexos, os programas de estimulação em consciência fonológica constituem
importante forma de contribuição à área clínica e educacional. Contudo, há
necessidade de mais estudos que investiguem as habilidades ao nível dos fonemas.
Resumo 2: Objetivo: Verificar a interferência da variável sexo no desempenho de tarefas em
consciência fonêmica. Métodos: A amostra constituiu-se de 36 estudantes da
segunda série do Ensino Fundamental, sendo 18 meninas e 18 meninos. Todos
foram submetidos à triagem audiológica, avaliação fonoaudiológica e das
habilidades em consciência fonêmica. Resultados: De modo geral, a análise
estatística não apontou diferenças significativas entre os sexos. No entanto,
qualitativamente, observou-se que as crianças do sexo feminino apresentaram mais
êxito do que os sujeitos do sexo masculino em todas as tarefas de ‘segmentação’ e
de ‘síntese fonêmica’, que repercutem na análise de elementos menores.
Conclusões: Embora não tenham sido observadas diferenças estatisticamente
significativas entre os sexos, se constatou que o grupo das meninas apresentou
melhor desempenho nas habilidades em consciência fonêmica.
Resumo 3: Tema: estimulação em consciência fonêmica e a comparação de seus efeitos entre os sexos.
Objetivo: verificar o possível ganho no desempenho em tarefas envolvendo habilidades em
consciência fonêmica em meninos e meninas após desenvolvimento de programa de
estimulação em consciência fonêmica. Método: a amostra foi composta de alunos da segunda
série do Ensino Fundamental, sendo 18 meninos e 18 meninas com desenvolvimento típico de
linguagem. O estudo compreendeu três etapas. Na primeira e na última etapa foram realizadas
as triagens audiológicas, as avaliações fonoaudiológicas e das habilidades em consciência
fonêmica através do Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica. Na fase intermediária,
o programa de estimulação em consciência fonêmica foi previamente planejado e, em
seguida, aplicado em sala de aula. Resultados: meninos e meninas apresentaram melhor
desempenho após o desenvolvimento do programa de estimulação em todas as tarefas de
consciência fonêmica, com diferença estatisticamente significativa. Com relação à
interferência da variável sexo, se constatou que antes do programa de estimulação, houve
diferença significativa entre meninos e meninas na tarefa de “detecção fonêmica em posição
final”. Após a estimulação, essa diferença permaneceu significativa na mesma tarefa e se
revelou importante estatisticamente também nas tarefas de “segmentação fonêmica de
palavras com seis fonemas” e de “reversão fonêmica para palavras com dois e três fonemas”.
Conclusão: percebe-se que, na maioria das tarefas em consciência fonêmica, as meninas
obtiveram melhor desempenho, mesmo que em alguns casos o resultado não tenha sido estatisticamente significativo. Além disso, conclui-se que o programa de estimulação dessas
tarefas foi eficaz.
Collections
The following license files are associated with this item: