Do it yourself (DIY) videolessons: proposta de material digital para orientar o design de videoaulas para o ensino de inglês como língua adicional
View/ Open
Date
2022-10-05Primeiro membro da banca
Mussio, Simone Cristina
Segundo membro da banca
Nascimento, Roséli Gonçalves do
Metadata
Show full item recordAbstract
O uso de tecnologias digitais, o ensino híbrido, a sala de aula invertida, e as
modalidades de ensino remoto e a distância são alguns dos propulsores da
necessidade de se saber usar e produzir videoaulas. As videoaulas tornaram-se uma ferramenta de ensino e de aprendizagem no mundo globalizado. No
entanto, por constituírem-se como gênero multimodal podem impor desafios
para quem as produz e para quem as utiliza no ensino, com relação a como
esse gênero se constitui e como avaliá-lo. A presente pesquisa foi
desenvolvida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias
Educacionais em Rede (LP1) e apresenta como produto um material didático
digital no formato de uma minissérie, composta por cinco videoaulas, que
auxiliam o futuro professor a entender sobre o gênero, seu consumo e sua
produção para aulas de Inglês como Língua Adicional. Essa minissérie foi
elaborada após estudo exploratório, tendo por base dados coletados para o
estudo de caso realizado com acadêmicos de diferentes cursos de graduação
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir da aplicação de
questionário diagnóstico, foram selecionados 14 exemplares de videoaulas que
foram analisadas em busca de uma possível organização retórica do gênero.
Após a análise, iniciamos o processo de design do material digital. Para
elaborar o design do material seguimos as etapas do ciclo de produção de
artefatos digitais (REIS, 2021) para orientar esse processo. Após elaboração
do protótipo, o material foi testado, aplicado e avaliado em uma turma do curso
de graduação em Letras-Inglês na UFSM.Resultados apontaram a necessidade
de redesign da primeira versão das videoaulas, com alterações de layout,
tipologia de videoaulas e a inclusão de conteúdos instrucionais de como gravar
videoaulas na plataforma Canva. Os usuários avaliaram positivamente a
primeira versão das videoaulas propostas e indicaram que a pesquisa
contribuiu para orientar professores em formação inicial quanto a
sistematização de videoaulas, desse modo confirmando a importância e a
visibilidade que as videoaulas têm no ensino de ILA. O produto no formato de
minissérie encontra-se disponível no canal do youtube do LabEOn.
Collections
The following license files are associated with this item: