O ensino de filosofia no colégio Manoel Ribas entre os anos 1979 e 1989: diários de classe e experiências de professoras
Fecha
2022-08-31Primeiro membro da banca
Fávero, Altair Alberto
Segundo membro da banca
Benetti, Cláudia Cisiane
Terceiro membro da banca
Alves, Marcos Alexandre
Quarto membro da banca
Gallina, Simone Freitas da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese de doutorado foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação
da UFSM, na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas
Educativas e suas Interfaces. Teve como objetivo geral compreender a constituição
do ensino da disciplina Filosofia ministrado no Colégio Manoel Ribas- Santa
Maria/RS, entre os anos 1979 e 1989, período que corresponde à ditadura e as
brechas da abertura política. Os diários de classe e as entrevistas realizadas com
três professoras de Filosofia que atuaram no período foram o corpus da
investigação. Buscou-se compreender a partir desse corpus as experiências do
ensino da Filosofia na escola no contexto da Ditadura Militar e o início do processo
de redemocratização do país. Emergiu da análise hermenêutica realizada, a
orientação teórico-metodológica adotada, na compreensão dos conteúdos que
deveriam ser ensinados e os modos como eram ensinados no período. A orientação
hermenêutica de Gadamer (1997; 1999), nas edições da obra “Verdade e Método”,
articula o entendimento da história através de uma perspectiva filosófica, a partir da
qual o passado é concebido como práticas do vivido em seus possíveis encontros
com o presente. A análise do corpus, o qual foi denominado como “arquivos” tornou
factível a recuperação da memória histórica das professoras, a partir das entrevistas
e de seus diários de classe dos Segundo e Terceiros Anos do Segundo Grau. A tese
perseguida ao longo da investigação se expressa da seguinte forma: os arquivos
constituídos durante a pesquisa, demarcado pelo período sombrio de nossa história
e pelo início da abertura democrática, dá visibilidade ao que se ensinava sobre a
Filosofia e seus modos de sua transmissão na sala de aula, conforme as condições
políticas do país iam lentamente alterando-se. Trata-se, pois, de uma pesquisa de
caráter histórico importante, a qual poderá contribuir significativamente para que a
comunidade filosófica e educacional mantenha a memória acerca dos caminhos da
Filosofia como disciplina escolar no Brasil, de modo, a impedir que o passado seja
apagado e/ou negado. Assim, espera-se, que a história da disciplina possa retornar
como força tensionadora e problematizadora do presente vivido com a Reforma do
Ensino Médio (2017) e BNCC (BRASIL, 2018).
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: