Modelo práxico para o desenvolvimento de tecnologias: construção e validação na enfermagem
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Data
2022-12-12Primeiro membro da banca
Girardon-Perline, Nara Marilene de Oliveira
Segundo membro da banca
Cogo, Silvana Bastos
Terceiro membro da banca
Primo, Cândida Caniçali
Quarto membro da banca
Fernandes, Marcelo Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: a ciência da enfermagem necessita fortalecer seu corpo de conhecimentos teóricos e
metodológicos para a construção, validação e avaliação de tecnologias. (Re)pensar a produção
tecnológica, a luz da filosofia, pode ser um caminho promissor para que ferramentas produzidas a partir
da consciência de homem sejam planejadas e aplicadas na/para a práxis do público ao qual se destina.
Este movimento permite o pensar sobre o caráter humanista, consciente e ético ontoepistemológico
envolvido no processo de criação. Objetivo Geral: construir e validar o Modelo Práxico de
Desenvolvimento de Tecnologias na Enfermagem. Objetivos Específicos: identificar em teses e
dissertações de enfermagem a sistemática metodológica utilizada para o desenvolvimento de
tecnologias; apontar a práxis envolvida no desenvolvimento de tecnologias da enfermagem brasileira
em teses e dissertações; construir e teorizar as etapas do Modelo Práxico para o Desenvolvimento de
Tecnologias; elaborar e validar um Instrumento para Avaliação de Modelos metodológicos voltados ao
Desenvolvimento de Tecnologias (IAMDT). Método: pesquisa metodológica, norteada pelo referencial
teórico de Práxis Humana. A pesquisa foi conduzida em quatro etapas: aproximação teórica;
Prototipagem do Modelo Práxico para Desenvolvimento de Tecnologias; Construção e validação do
Instrumento para Avaliação de Modelos Metodológicos para Desenvolvimento de Tecnologias;
Validação do Modelo Práxico para Desenvolvimento de Tecnologias. A coleta dos dados ocorreu entre
fevereiro de 2020 a setembro de 2022. Os dados provenientes da aproximação teórica foram coletados
e organizados no software Atlas.ti e analisados por meio da Análise de Conteúdo Temático. Já os dados
provenientes das validações do IAMDT e do Modelo Práxico, foram analisados com o apoio do
programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Resultados: a etapa de
aproximação teórica permitiu a análise de 73 teses e dissertações. Os dados revelaram que a produção
da pós-graduação Stricto Sensu na enfermagem está dividida entre tecnologias assistenciais,
gerenciais e educacionais. As tecnologias educacionais do tipo cartilhas foram mais expressivas
quando comparadas a outras tipologias. Quanto a contribuição das produções, destacou-se a aquisição
de conhecimentos, autocuidado, autonomia, pensamento crítico, entre outros. Na etapa de
Prototipagem do Modelo Práxico, este foi sistematizado em quatro fases: pragmática,
produtiva/artística, experimental e revolucionária. O modelo descreve a necessidade do envolvimento
participativo em todas as suas etapas para que a criação tenho maior significado ao contexto a que se
aplica. Na etapa de Construção e validação do Instrumento para Avaliação de Modelos Metodológicos,
este foi composto por 30 itens, dividido nos domínios conteúdo e aparência. O instrumento foi validado
por 11 especialistas, obtendo Índice de Validade de Conteúdo > 0,80 e Alfa de Cronbach superior a
0,92. Quanto a etapa de Validação do Modelo Práxico, participaram 26 especialistas que
compreenderam o produto como claro e operacional ao desenvolvimento tecnológico na enfermagem.
O Alfa de Cronbach foi superior a 0,94 e o Índice de Validade de Conteúdo obteve média de 0,950 no
domínio conteúdo e 0,825 no domínio aparência. Considerações Finais: a partir das suas quatro fases
(pragmática, produtiva/artística, experimental e revolucionária), o Modelo Práxico demonstra a
importância e necessidade da unidade ontoepistemológica da práxis na produção do conhecimento em
enfermagem. A proposta traz como uma de suas respostas a redução da lacuna entre a teoria e a
prática de enfermagem no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas. Assim, afirma-se que a tese
levantada nesta pesquisa foi confirmada de que p modelo representa um caminho possível para o
desenvolvimento de tecnologias na enfermagem, sustentado em níveis de consciência prática e da
práxis de modo a produzir produtos e/ou processos tecnológicos ao contexto a que se direciona.
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