Modelo práxico para o desenvolvimento de tecnologias: construção e validação na enfermagem
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Date
2022-12-12Primeiro membro da banca
Girardon-Perline, Nara Marilene de Oliveira
Segundo membro da banca
Cogo, Silvana Bastos
Terceiro membro da banca
Primo, Cândida Caniçali
Quarto membro da banca
Fernandes, Marcelo Costa
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: a ciência da enfermagem necessita fortalecer seu corpo de conhecimentos teóricos e
metodológicos para a construção, validação e avaliação de tecnologias. (Re)pensar a produção
tecnológica, a luz da filosofia, pode ser um caminho promissor para que ferramentas produzidas a partir
da consciência de homem sejam planejadas e aplicadas na/para a práxis do público ao qual se destina.
Este movimento permite o pensar sobre o caráter humanista, consciente e ético ontoepistemológico
envolvido no processo de criação. Objetivo Geral: construir e validar o Modelo Práxico de
Desenvolvimento de Tecnologias na Enfermagem. Objetivos Específicos: identificar em teses e
dissertações de enfermagem a sistemática metodológica utilizada para o desenvolvimento de
tecnologias; apontar a práxis envolvida no desenvolvimento de tecnologias da enfermagem brasileira
em teses e dissertações; construir e teorizar as etapas do Modelo Práxico para o Desenvolvimento de
Tecnologias; elaborar e validar um Instrumento para Avaliação de Modelos metodológicos voltados ao
Desenvolvimento de Tecnologias (IAMDT). Método: pesquisa metodológica, norteada pelo referencial
teórico de Práxis Humana. A pesquisa foi conduzida em quatro etapas: aproximação teórica;
Prototipagem do Modelo Práxico para Desenvolvimento de Tecnologias; Construção e validação do
Instrumento para Avaliação de Modelos Metodológicos para Desenvolvimento de Tecnologias;
Validação do Modelo Práxico para Desenvolvimento de Tecnologias. A coleta dos dados ocorreu entre
fevereiro de 2020 a setembro de 2022. Os dados provenientes da aproximação teórica foram coletados
e organizados no software Atlas.ti e analisados por meio da Análise de Conteúdo Temático. Já os dados
provenientes das validações do IAMDT e do Modelo Práxico, foram analisados com o apoio do
programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Resultados: a etapa de
aproximação teórica permitiu a análise de 73 teses e dissertações. Os dados revelaram que a produção
da pós-graduação Stricto Sensu na enfermagem está dividida entre tecnologias assistenciais,
gerenciais e educacionais. As tecnologias educacionais do tipo cartilhas foram mais expressivas
quando comparadas a outras tipologias. Quanto a contribuição das produções, destacou-se a aquisição
de conhecimentos, autocuidado, autonomia, pensamento crítico, entre outros. Na etapa de
Prototipagem do Modelo Práxico, este foi sistematizado em quatro fases: pragmática,
produtiva/artística, experimental e revolucionária. O modelo descreve a necessidade do envolvimento
participativo em todas as suas etapas para que a criação tenho maior significado ao contexto a que se
aplica. Na etapa de Construção e validação do Instrumento para Avaliação de Modelos Metodológicos,
este foi composto por 30 itens, dividido nos domínios conteúdo e aparência. O instrumento foi validado
por 11 especialistas, obtendo Índice de Validade de Conteúdo > 0,80 e Alfa de Cronbach superior a
0,92. Quanto a etapa de Validação do Modelo Práxico, participaram 26 especialistas que
compreenderam o produto como claro e operacional ao desenvolvimento tecnológico na enfermagem.
O Alfa de Cronbach foi superior a 0,94 e o Índice de Validade de Conteúdo obteve média de 0,950 no
domínio conteúdo e 0,825 no domínio aparência. Considerações Finais: a partir das suas quatro fases
(pragmática, produtiva/artística, experimental e revolucionária), o Modelo Práxico demonstra a
importância e necessidade da unidade ontoepistemológica da práxis na produção do conhecimento em
enfermagem. A proposta traz como uma de suas respostas a redução da lacuna entre a teoria e a
prática de enfermagem no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas. Assim, afirma-se que a tese
levantada nesta pesquisa foi confirmada de que p modelo representa um caminho possível para o
desenvolvimento de tecnologias na enfermagem, sustentado em níveis de consciência prática e da
práxis de modo a produzir produtos e/ou processos tecnológicos ao contexto a que se direciona.
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