Percepção de atores do processo de ensino-aprendizagem para estudantes surdos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria
Resumen
Este estudo se propôs a investigar a percepção de atores do processo de ensino-aprendizagem
do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria em relação aos
desafios percebidos no processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos. Trata-se de
pesquisa aplicada, com abordagem mista, qualitativa e quantitativa, utilizou questionário para
levantamento de dados, apoiando-se ainda em uma análise documental da legislação
pertinente. Com características exploratória e descritiva, valeu-se do método indutivo para
alcançar seus objetivos. A coleta de dados foi realizada entre agosto/2022 e dezembro/2022,
tendo como sujeitos professores, estudantes surdos e intérpretes de Libras, do curso de
Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Santa Maria. Como resultados foram
identificados como principais dificultadores à falta de treinamento adequado dos docentes, a
falta de apoio institucional e as aulas demasiadamente expositivas. Identificou-se ainda que
uma maior interação entre docentes e intérpretes de Libras pode ser um facilitador deste
processo. Concluiu-se que uma mudança de postura institucional é necessária para atender
integralmente aos direitos assegurados na legislação vigente aos alunos com deficiência. O
trabalho contribui para a área educacional geral e específica sobre acessibilidade. Sugere-se
um maior conhecimento e conscientização dos principais atores envolvidos no sentido de
melhorias do processo ensino-aprendizagem para estudantes surdos.
Colecciones
- TCC Ciências Contábeis [645]
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