A aprendizagem docente de educação física com a educação infantil em escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Santa Maria – RS
Fecha
2022-11-28Primeiro membro da banca
Silva, Lisandra Oliveira e
Segundo membro da banca
Costa, Leandra Costa da
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Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Estudos Teórico-Pedagógicos da Educação
Física do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. Nesta investigação o objetivo principal foi compreender como se constitui a
aprendizagem docente de Educação Física na/com a Educação Infantil nas escolas de Ensino
Fundamental do município de Santa Maria/RS. Além disso, buscou-se conhecer os percursos
docentes dos(as) professores(as) de Educação Física que trabalharam na Educação Infantil da
Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RMESM/RS); identificar a concepção de infância
dos(as) professores(as) de Educação Física da RMESM/RS; apreender o processo de construção
da docência da Educação Física com as turmas de Educação Infantil dos(as) professores(as)
investigados(as). Para tanto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa que se
classifica como uma pesquisa narrativa. O estudo contou com a colaboração de cinco
professoras de Educação Física que atuaram na Educação Infantil em escolas de Ensino
Fundamental na RMESM/RS a partir de 1999. Com o propósito de selecionar os(as)
professores(as) que atendessem aos critérios previstos para este estudo, utilizou-se um
questionário, elaborado pela plataforma do google forms e enviado para as escolas. A produção
das narrativas ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente com
as professoras colaboradoras. O processo investigativo possibilitou a construção de três
categorias: 1. Experiências corporais escolares e não escolares durante o período da infância e
adolescência; 2. Experiências relacionadas ao percurso formativo docente; 3. Aprendizagens
docentes de Educação Física na/com a Educação Infantil. Para a elaboração de todo o estudo e
análise das narrativas, considerou-se a fundamentação teórica sobre aprendizagem docente,
experiência, formação, Educação Infantil e Educação Física. Além disso, buscou-se inspiração
nas ideias centrais de Bakhtin. Dessa forma, ao analisar os enunciados das professoras, ficou
evidente que cada uma delas possui a sua história de vida construída de forma singular, através
de momentos únicos, onde as dimensões pessoais e profissionais se entrelaçam profundamente.
Essas diferentes experiências vivenciadas ao longo de seus percursos formativos geraram
aprendizagens importantes para o exercício da docência. Também foi possível identificar que
o trabalho pedagógico de Educação Física com a Educação Infantil não foi uma opção para a
maioria das professoras, mas sim uma oportunidade. No entanto, acreditam que seja essencial
o desenvolvimento de um trabalho com esta etapa da educação. Ainda, identificou-se que as
professoras não apresentam uma distinção explícita dos conceitos de criança e infância, há um
ecletismo de concepções, ora demonstram uma escuta sensível, pensando a criança como ela é,
ora apresentam uma percepção biológica de desenvolvimento humano e, por vezes, uma visão
“adultocêntrica” e romântica da infância. Por fim, compreende-se que a constituição da
aprendizagem docente das professoras de Educação Física que atuaram na Educação Infantil
em escolas de Ensino Fundamental na RMESM/RS, não foi um processo linear, ocorreu em
meio a condições adversas, instáveis e frágeis. Nesse contexto, as professoras constataram
peculiaridades ao atuar com turmas de Educação Infantil, que envolvem estabelecer uma boa
comunicação, escuta sensível, disponibilidade de tempo e afeto. A ocorrência de diferentes constatações pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada de criança e infância.
Esses elementos sutis ganham importância para concretizar uma aprendizagem, uma vez que
as professoras identificam esses aspectos com base em reflexões sobre as suas experiências
pedagógicas. Além disso, foi possível identificar algumas aprendizagens significativas para as
professoras, embora o tempo e as condições oferecidas, desse trabalho pedagógico, talvez, não
tenham sido suficientes para que se tornassem aprendizagens docentes consolidadas.
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