SAMBANDO, CUSPINDO E BAFORANDO NA ENCRUZILHADA: UM ESTUDO GINGADO SOBRE DRAMATURGIA NEGRA
Visualizar/ Abrir
Data
2023-01-27Autor
Santos, Diordinis Baierle dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho apresenta a minha pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, a qual
visa investigar o teatro negro a partir de um estudo sobre dramaturgia negra.
Destaco que, a dramaturgia negra é aqui entendida como uma experiência de
corpos negros em cena e uma possibilidade de criar novos espaços possíveis de
existência e de diálogo para as nossas subjetividades no teatro. Sendo assim, faço
uma aproximação com o conceito de escrevivência, da escritora negra Conceição
Evaristo, para guiar as práticas, indagações e narrativas de escrita que são
realizadas por mim. Assim, recupero as primeiras experiências que tive com a
escrevivência, as problemáticas geradas nas minha mediações de escrita da cena,
as minhas vivências enquanto dramaturgo e os relatos de uma oficina de teatro para
pessoas negras realizadas por mim na Universidade Federal de Santa Maria e
Museu Treze de Maio. Isto posto, trago a figura da entidade Exú e as noções de
encruzilhada traçadas por Leda Maria Martins e Luiz Rufino Rodrigues Junior, a fim
de que me orientem na organização (ou desorganização) do formato da pesquisa,
visto que busco registrar a minha experiência do estudo sobre dramaturgia negra e
que ainda concentre pensar o teatro negro como esse movimento, essas
possibilidades outras de contra-colonialidade. Tomo esse rumo, pois, entendo que
escutar Exú e o Povo da Rua seja uma maneira de corromper a realidade racista,
frente a ausência de materiais, temáticas de pesquisas e bibliografias negras no
curso de Licenciatura em Teatro e podendo contribuir, dessa forma, para o
movimento de enegrecimento de maneira mais ampla nas artes da cena.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: